5 motivos para investir em SEO

Busque a definição de marketing e observe que esse conceito é um conjunto de atividades, as quais envolvem processos de criação, exploração e desenvolvimento de algo que satisfaça as necessidades de determinado público-alvo. E, tudo isso, possui o intuito de gerar lucro. 

O marketing é composto de estratégias de comunicação e busca identificar os anseios de consumidores para que, dessa maneira, valores sejam gerados e relacionamentos criados. Além disso, é importante lembrar que nessas atividades está incluída a superação da concorrência. 

Com o avanço da tecnologia, hoje existe o marketing digital, o qual possui diversas estratégias para que marcas alcancem seus objetivos na internet. Algumas pessoas não querem perder tempo, mas outras não se importam tanto assim com isso quando enxergam além (daqui a pouco falaremos sobre isso, ok?). 

Existem situações em que a espera vale à pena, como é o do Search Engine Optimization (SEO). Essa tática garante bons resultados nas conversões de qualquer site e, consequentemente, em seu posicionamento na web. Não podemos esquecer da percepção diante do público-alvo, que é fundamental para a consolidação de qualquer marca. 

Pense que você está em busca de um curso online de inglês e não possui indicações confiáveis. O que você faria nessa situação? Bom, com certeza diversas pessoas tentam solucionar esse mesmo problema no Google. 

E você sabe por que? Lá os internautas encontram diversas respostas qualificadas pelo próprio mecanismo de pesquisa. A partir daí, sentem segurança para, no mínimo, entrar em contato com empresas que aparecem no topo dos resultados para consultar os planos disponíveis. 

Neste momento, diversos clientes em potencial estão atrás de respostas para seus problemas. E, caso você ofereça algum serviço ou produto, com certeza quer ser a solução de alguém, não é mesmo? 

Para ser visto, de preferência no topo dos resultados da primeira página do Google, é necessário investir em SEO. Mas, antes de tudo… 

O que é SEO?

Arte: @gstudioimagen (Freepik)

O SEO é um conjunto de técnicas para otimização de sites em motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo. Como assim? É a partir dessa estratégia do marketing digital que as empresas conseguem melhorar seus posicionamentos na internet. 

Além de possuir diversos benefícios, não requer nenhum investimento financeiro em anúncios pagos ou listas de e-mails. E isso consiste no tráfego orgânico, ou seja, os usuários são atraídos pelos conteúdos das páginas ao invés de mídias pagas. 

Uma vez que seu site seja responsivo, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa tendem a classificá-lo cada vez melhor nas próximas buscas relacionadas às suas palavras-chave. Desse modo, estar atento ao cumprimento dos critérios considerados pelos motores é fundamental caso seu objetivo seja gerar lucro. 

Pense em todas as pesquisas que você, geralmente, faz na web. Então, dificilmente a resposta desejada está na terceira ou até mesmo na segunda página, né? 

Dessa forma, é indiscutível que uma das chances de conquistar clientes não seja estar entre os primeiros resultados dos motores de busca. E, caso as otimizações sejam feitas da maneira correta, sua marca será bem vista cada vez mais. 

Como o SEO afeta negócios?

Conseguir se classificar nas sonhadas primeiras posições do Google, por exemplo, pode ser feito de forma “gratuita”, além de garantir resultados duradouros para os donos de sites. Para entregar aos internautas os melhores resultados de suas buscas, os conteúdos são avaliados de duas maneiras. 

A primeira é feita por meio do próprio mecanismo e considera palavras-chave, velocidade de carregamento das páginas e a autoridade do site. Já a segunda, analisa quanto tempo o usuário passou consumindo o conteúdo, o número de acessos nos outros textos, comentários, entre outros. 

Você já sabe alguns dos principais fatores considerados pelos robôs do motor de busca para rankear um site. Mas qual a relação entre eles e o modo como o SEO afeta seu negócio? 

Como falamos agora há pouco, dificilmente você vai até a terceira página de resultados para encontrar algo. Assim como aqueles anúncios pagos que aparecem em algumas pesquisas e, provavelmente, também são evitados. Não é mesmo? 

Agora tá fácil. Quanto menos tráfego, menor a chance de se classificar nos primeiros resultados e de obter um aumento na receita. Portanto, caso o seu objetivo seja ganhar mais acessos e bons rendimentos, é necessário colocar em prática o SEO para estar entre os melhores resultados de busca. 

Não se esqueça também de proporcionar uma boa experiência aos usuários, também conhecida como user experience (UX). O acesso a informações de qualidade é uma maneira de se destacar para os algoritmos, além de conquistar confiança do público alvo e a brand awareness.

Entendeu como o SEO afeta negócios? Então vamos ao que interessa. Confira a seguir os principais motivos para investir em SEO! 

5 motivos para investir em SEO

Apesar de os mecanismos de pesquisa serem atualizados constantemente, as estratégias de rankeamento continuam presentes. E, como você já sabe, aplicá-las garante um aumento nas suas conversões.

O Search Engine Optimization serve ainda para rankear o maior número de páginas associadas a um site na web. E isso significa que existe a possibilidade de ocupar mais de um primeiro lugar no Google. 

Ainda não está convencido? Veja a seguir os 5 principais motivos para investir em SEO

Custo-benefício

Lembra que no começo do texto dissemos que o SEO é “gratuito”? Pois bem, é quase. E isso deve-se ao fato de que são necessários alguns investimentos como, por exemplo, contratar redatores e o próprio tempo, porque time is money

No entanto, em comparação com anúncios pagos, essa prática possui custos muito reduzidos. Além de tudo, investir financeiramente na aquisição de clientes diminui com o tempo, porque caso as otimizações sejam feitas corretamente, a tendência é atrair cada vez mais usuários para o site (mas não quer dizer que você possa deixar de se empenhar em oferecer um conteúdo de qualidade, ok?).

Também devemos ressaltar que a maioria das pessoas que utilizam mecanismos de pesquisa para solucionar seus problemas não clicam nos anúncios pagos. Os acessos são voltados para os resultados orgânicos, portanto, essa é outra garantia dos benefícios de investir em SEO.

Escalabilidade e duração 

O rankeamento na primeira página de mecanismos de pesquisa requer tempo e dedicação. Em comparação com o marketing pago, o orgânico é a melhor opção porque os resultados podem ser gerados por muito tempo, sem data de validade.

Como falamos anteriormente, os custos diminuem com o tempo, mas para isso é preciso manter seu conteúdo atualizado. É isso que vai garantir um bom rankeamento. 

Se o seu objetivo é vender algo rapidamente, anúncios são eficientes. Apesar disso, eles só existem enquanto forem pagos, ou seja, não são escaláveis. Então assim que o investimento acaba, os mesmos são pausados e os acessos diminuem. Já para aqueles que investem constantemente em SEO, a duração dos resultados é muito maior. 

Construção de autoridade e relacionamento

Os conteúdos pagos são “marcados” nos mecanismos de pesquisa. Esses motores fazem isso para indicar aos internautas que alguém pagou para aparecer ali. 

Muitos anúncios são ignorados porque os usuários entendem que aquele resultado quer apenas vender algo e não, necessariamente, solucionar seus problemas. A credibilidade do site diminui, assim como a confiança do público. 

Já os resultados orgânicos, consolidam sua autoridade diante dos internautas porque eles passam a confiar nas informações disponíveis. Quando são oferecidos bons conteúdos, as pessoas saberão que é ali que vão achar tudo que precisam. 

Investir em SEO permite a construção de um relacionamento de proximidade com os usuários. E isso deve-se ao fato de que agregar informações relevantes gera uma sensação no internauta de que vocês são parceiros!

Investimento pessoal

Um site na internet nada mais é que um investimento pessoal, porque possui seu valor e potencial de crescimento. Além disso, é ele que representa a sua marca durante todo o tempo de atividade da mesma. 

É importante investir em redes sociais, claro. No entanto, é inquestionável a maleabilidade que elas possuem. Por exemplo, antigamente o Snapchat era muito usado, mas hoje em dia somos adeptos do Instagram

Apostar todas as suas fichas em canais digitais que podem decair, ou até mesmo desaparecer, é muito arriscado. Desse modo, pode ter certeza que o que deve ser feito é investir em consolidar um domínio na web. 

Superar a concorrência

Dentro ou fora dos meios digitais, caso você ofereça um produto ou serviço, possui concorrentes. E se o seu negócio está anunciado online, é claro que não quer ficar para trás dos outros profissionais.  

É preciso estar ciente de que quando as pessoas interessadas em um produto não encontram as respostas necessárias no seu site, provavelmente, acharão que os concorrentes as têm. Mas, se você aplica corretamente as técnicas de SEO, fique tranquilo, os resultados aparecerão. 

Além disso, pode ser que seu serviço concorra diretamente com empresas grandes do mercado. Isso porque os algoritmos classificam os sites conforme as otimizações para os mecanismos, e não só o tamanho ou tempo de casa de cada negócio. 

Como a Simpplim pode te ajudar

Praticar as técnicas de SEO por conta própria é possível, mas não é recomendado. Existem diversos artigos, e-books e vídeos disponíveis na web que poderiam te auxiliar nisso. No entanto, realizar o serviço sozinho é uma tarefa complexa e que requer o aprendizado de diversos conceitos sobre as funcionalidades e ferramentas para a otimização de uma página na web. 

A princípio, pode não parecer tão difícil, mas aplicar todas as questões relacionadas às otimizações, pode exigir mais trabalho que o esperado para quem não possui experiência na área. Além disso, a estética visual da página pode ser comprometida e, caso seu objetivo seja transmitir uma boa imagem e credibilidade, é necessário fazer esse investimento. 

Sendo assim, a indicação é contratar um serviço capacitado para isso. Existem diversas opções no mercado que oferecem tais otimizações e monitoramento para garantir o impulsionamento de um website. Se você quer um parceiro que desenvolva trabalhos de qualidade e por um preço justo, a melhor opção é a Simpplim! 

E aí, gostou do conteúdo? Conta pra gente aqui nos comentários! E pode deixar também qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar 😉

5 motivos para investir em SEO
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments