Como fazer On Page SEO no seu site

Dentro dos mecanismos de pesquisa estão as informações disponíveis na internet. Os crawlers (robôs ou, simplesmente, algoritmos) desses sistemas são responsáveis pela ordem de exibição dos resultados para cada palavra-chave inserida na caixa de busca. E esse “ranking” é feito conforme a relevância dos conteúdos para os usuários.

Enquanto você lê esse texto, os bots estão em busca de diversas informações na web. O processo de identificação dos conteúdos é uma espécie de “varredura”, na qual dados são estocados para que os internautas recebam resultados o mais rápido possível. 

Além de oferecer respostas de forma ágil, os motores também se preocupam com a qualidade das mesmas. E, cada página na internet, possui elementos que indicam aos crawlers do que se trata. 

Como falamos no artigo sobre o funcionamento do Google, muitas pessoas são especializadas em compreender os fatores de relevância para o rankeamento. Existe ainda um conjunto de técnicas do marketing digital que permitem esse reconhecimento nos mecanismos de pesquisa, o Search Engine Optimization (SEO)

As estratégias de SEO incluem a utilização de metodologias e ferramentas para garantir a adequação aos critérios dos algoritmos. E qualquer pessoa que tenha um negócio online, quer ganhar destaque diante de tantas opções disponíveis. 

Então, que tal colocar em prática as estratégias de SEO On Page para alcançar visibilidade e, consequentemente, obter lucro? Continue a leitura e descubra o que deve ser feito!

O que é On-Page SEO? 

Foto: deepblue4you (iStock)

Agora que você já entendeu alguns conceitos, é hora de falarmos sobre o On Page SEO. Como o próprio nome indica, são otimizações feitas dentro da própria página. Por exemplo, um título com a palavra-chave, URL otimizada e muito mais. 

O On Page faz parte não só do SEO, mas também de algo maior ainda, o Search Engine Marketing (SEM). Esse último engloba todos os métodos para ganhar destaque na web, ou seja, inclui a utilização de anúncios, mídias pagas, etc. 

Estratégias do On Page organizam e qualificam o conteúdo de páginas para facilitar a indexação nos motores de busca. Os algoritmos avaliam os conteúdos para compreender se eles oferecem uma boa user experience para rankear os sites. 

Lembre-se sempre que você também realiza buscas na web e deseja receber soluções efetivas. Não é mesmo? 

Desse modo, esteja atento aos detalhes e faça otimizações para pessoas reais. Como assim? É importante alcançar o topo dos resultados, mas ajudar de verdade os internautas com certeza é mais.

Qual a diferença entre On-Page e Off-Page SEO? 

Foto: MicroStockHub (iStock)

Assim como o nome On-Page é intuitivo, o Off-Page também. Esse último é um conjunto de estratégias que faz parte do SEO e o conceito de otimização dele diz respeito àquelas que são feitas fora das páginas e afetam a visibilidade das mesmas na web.

O modo como você é visto nos canais digitais importa tanto para seus clientes em potencial, quanto para os algoritmos. E sabe por que? Devido ao fato de que esses sistemas automatizados consideram como relevante o que melhor atende aos internautas. 

Por isso, a autoridade de uma empresa na internet é avaliada de acordo com sua reputação diante dos internautas, clientes, parceiros, entre outros. E isso é feito também por meio de backlinks

Uma estratégia bastante conhecida entre profissionais do marketing digital é o link building, que também é um meio de otimização externa. Essa prática consiste em possuir links em “grandes” sites, os quais direcionam os usuários para o seu negócio. Isso faz com que os algoritmos identifiquem sua confiabilidade e, consequentemente, aos poucos sua autoridade na web aumenta.  

Outro fator importante para qualquer empresa é firmar parcerias e realizar algumas promoções para divulgar a marca. Por exemplo, é possível investir em guest posts, que são aqueles artigos feitos por convidados em algum site do qual não pertence à equipe. Neste caso, tanto os donos do domínio, quanto o convidado saem no lucro. 

E por último, mas não menos importante, está a utilização de redes sociais para promover uma marca. Com certeza o seu foco deve estar em otimizar sua página, mas lembre-se que existe um grande fluxo de pessoas no Facebook, Twitter, Instagram. Então por que não aproveitar isso e estabelecer uma relação mais próxima com seu público-alvo.

Por que On-Page SEO é importante? 

Foto: anyaberkut (iStock)

Devido à enorme oferta de serviços disponíveis online, as estratégias de marketing devem ser concentradas em tornar um negócio visível. E isso é agravado cada vez mais pelo fato de que as pessoas estão entendendo a importância de consolidar uma marca na web. 

O SEO é uma estratégia barata e duradoura e, como o On Page faz parte dele, pode ter certeza que essas características também se aplicam. A partir dessa prática, os sites aumentam o fluxo do tráfego orgânico

Mas não pense que é só realizar as otimizações e deixar o conteúdo de lado. As manutenções são constantes e, mesmo após alcançar o topo dos resultados, é necessário investir em melhorias para não perder a posição.

Caso o trabalho seja feito da forma correta, quanto mais o seu conteúdo estiver conectado a uma palavra-chave, maior a chance de os algoritmos rankearem sua página conforme o volume de pesquisas. Além da intenção de busca dos internautas, os mecanismos também querem entender a relação entre eles e os sites, o que inclui as experiências neles.

Dessa maneira, o On-Page SEO é fundamental para alavancar negócios porque, uma vez que os usuários estejam satisfeitos, a chance de retornarem ao seu site ou até mesmo indicarem ele a pessoas próximas é maior. Clientes satisfeitos significam que os motores de busca também estão e, consequentemente, você também.

Entendeu a importância das otimizações dentro da página? Ótimo. Agora vamos para a parte em que você aprende quais são elas e como aplicá-las no seu negócio. Para descobrir é só continuar a leitura do texto!  

Como fazer On-Page SEO no seu site

Foto: Bill Oxford (iStock)

Para realizar otimização On-Page, não se esqueça de entender como funcionam os mecanismos de pesquisa. Na maioria dos casos, a primeira impressão dos usuários em um site não é só a que fica, mas também um fator de relevância para os algoritmos. 

Portanto, atenda aos critérios e alcance o primeiro lugar da SERP. Confira abaixo as principais otimizações On-Page para aplicar no seu negócio: 

Tags on page (title tag e meta description)

O título e a meta descrição, também chamadas de tags on page, são aqueles textos referentes aos sites que aparecem na página dos resultados de busca. É importante que eles chamem a atenção do usuário, para que ele veja que é ali onde está a resposta para sua dúvida. 

Esses são dois fatores de rankeamento e devem ser claros, pois são o primeiro contato do internauta com o seu conteúdo, antes mesmo do acesso à página. Uma dica para ter sucesso na construção dessas tags é observar o padrão de leitura dos internautas, o que pode te ajudar bastante a chamar a atenção. 

Não se esqueça de inserir a palavra-chave nas tags on page. No campo da meta descrição cabem 156 caracteres, mas caso você utilize todo o espaço, o texto ficará cortado na SERP. Portanto, faça apenas um breve resumo. 

E por falar nisso… 

Palavra-chave 

As palavras-chave talvez seja o fator de rankeamento mais importante de SEO, pois são elas que determinam a relação entre uma busca e o resultado. Sendo assim, tenha cuidado na hora de escolher as mesmas e também na maneira que são inseridas no texto. 

Os bots dos motores realmente analisam todo conteúdo. Portanto, não coloque esses termos no texto sem ordem ou coerência. Pelo contrário, faça um estudo e saiba quando usá-las. Dessa maneira, seu site oferecerá as melhores informações, além de ser responsivo. 

URL otimizada

A URL é fundamental para conseguir destaque nas SERPs. Ela deve ser objetiva, mas também conter a palavra-chave do texto. 

Lembre-se que os caracteres especiais não são reconhecidos pelos mecanismos de pesquisa e, por isso, se o termo central possui acentos, é necessário tirá-los da URL. 

Heading tags

As heading tags são estruturas hierárquicas existentes nos conteúdos para classificar a prioridade das informações. Apesar de em um primeiro momento sua utilização ser confusa, elas facilitam até mesmo a leitura. 

Esses fatores de rankeamento são divididos em H1, H2, H3, H4, H5 e H6. Para ser identificado pelos algoritmos, é quase que obrigatório inserir a palavra-chave na primeira heading tag. 

Velocidade de carregamento

Esperar uma página carregar por muito tempo é ruim para qualquer usuário e, dessa forma, para o motor de busca. Imagine que você precisa de uma resposta urgente e não consegue acessar o site necessário de forma alguma. É, no mínimo, frustrante. 

Os mecanismos querem garantir que seus usuários tenham respostas rápidas e fiquem contentes com o serviço utilizado. Pensando nisso, um dos critérios de rankeamento é a velocidade de carregamento dos sites. 

As pessoas não têm tempo a perder e, caso seu site seja lento, elas encontrarão o que precisam no concorrente. E não é o que você quer, certo? Dessa forma, faça essa otimização On Page e garanta a aquisição de mais clientes. 

Alt text

Como o assunto é carregamento, não podemos nos esquecer das imagens “upadas”. Sabe aqueles textos exibidos nos campos em branco de uma página que foi carregada pela metade? Então, são os alt texts. 

Os alt texts indicam que uma imagem está “quebrada”, mas quando possuem a palavra-chave do texto, é possível deduzir o que deveria estar ali. Não só isso, os algoritmos também podem identificar do que se trata. 

Essa otimização dentro da página pode ser feita de maneira muito simples. Basta nomear o arquivo com a palavra-chave, preencher seu texto alternativo, a descrição e também legenda. 

Que tal colocar em prática todas essas estratégias de On Page SEO agora mesmo? Otimize suas publicações para conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa e aumente sua rede de clientes, assim como sua receita. 

Lembre-se que o SEO requer tempo, mas vale a pena. Ao invés de gastar com anúncios, faça isso com sua vontade de crescer e ganhar visibilidade sem prazo de validade. 

Pode contar com a gente caso precise de alguma orientação. E não se esqueça de deixar aqui nos comentários o que achou do artigo. Nos vemos em breve! 

Como fazer On Page SEO no seu site
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments