O que é identidade visual e como identificá-la?

Identidade visual é a cara da sua marca. É por meio dela que o seu público irá reconhecê-la e se relacionar com ela. No entanto, muitas empresas ainda não sabem o poder dessa importante estratégia de marketing. Apesar de parecer algo simples ou com pouco impacto, é um fator decisivo para obter sucesso e se posicionar fortemente no mercado.

Uma identidade visual indica relevância e, quando bem estruturada, atrai a atenção do consumidor. Isso implica na combinação de elementos visuais que representam a sua marca ou produto, como cores, slogan, tipografias, entre outros. Tudo isso reflete o seu negócio e o intuito é que o público não o esqueça jamais.

Imagine conquistar um cliente logo de “cara”. Seria o máximo, não é mesmo? Bom, a notícia que eu tenho para te dar é que a identidade visual é um dos fatores que mais aproximam os consumidores de marcas que desconheciam ou até conhecem, mas não têm noção do conceito do negócio.

Lembra daquela história de “não julgar o livro pela capa”? A gente sabe que não é bem assim que acontece. Uma identidade visual bem feita, porém, não significa apenas ter designs atrativos, vai muito além disso. E nesse ponto que diferenciam-se amadores de líderes no mercado.

Você quer ser lembrado? Neste post, vamos te mostrar o que é identidade visual e como identificá-la para aplicá-la na sua estratégia de marketing. Acompanhe!

O que é identidade visual?

Muitas pessoas acham que identidade visual diz respeito a, exclusivamente, o logotipo de uma marca. De fato, o logo faz parte dela, mas não é só isso. Trata-se do conjunto de elementos visuais que definem a essência da empresa, como as cores, imagens, tipografias, formatos, entre outros. 

Tudo isso serve para representar, visualmente, a marca e torná-la única entre os concorrentes. Uma identidade visual forte tem impacto direto na brand awareness de um negócio, ou seja, a maneira como o público a vê. 

A identidade visual reflete a personalidade da marca, o que torna possível diferenciar-se estéticamente dos demais. Entre os diversos meios em que a mesma pode ser aplicada podemos citar a logo, flyers, site e até mesmo em espaços físicos. 

Diferença entre marca, branding e identidade visual

A marca nada mais é que a junção de tudo aquilo que diz respeito a personalidade de uma empresa, como missão, valores e crenças. Um dos fatores que “resumem” a marca é o logotipo, mas podemos dizer que é tudo aquilo que diferencia um negócio dos demais visualmente.

O branding é um conceito mais amplo, trata-se da gestão e desdobramentos da marca. A estratégia consiste em fazer com que as empresas sejam não só conhecidas, mas também admiradas. Para indicar a força do negócio, existem algumas formas de aplicá-lo, como em atendimentos, eventos, mídias online e off-line e por aí vai.

Já a identidade visual, faz parte de tudo isso. Enquanto o branding trata-se de como as pessoas sentem-se quando ouvem falar da marca, ela representa o que o público sente quando vê o negócio, ou seja, está ligada à sua aparência.

Qual a importância da identidade visual para a sua marca?

Bom, antes de qualquer explicação, vou te dar um exemplo sobre a importância da identidade visual para as marcas. Observe a imagem a seguir e tente acertar de qual empresa é o salão representado na foto:

Se você disse Nubank, acertou. O “roxinho” é algo tão forte em nossas mentes que é inegável o fato de que o espaço seria de outro lugar. Isso diz respeito à força comunicada pela identidade visual da marca. 

Uma vez que seu objetivo seja posicionar sua marca no mercado, é importante investir na identidade visual. A partir dela, você impacta o público e será reconhecida de maneira quase instantânea. 

Em alguns casos, apenas os símbolos já nos lembram as marcas, como a Nike, Starbucks, McDonald’s, Apple e muito mais. Um negócio com identidade visual forte desperta gatilhos mentais, o que cativa no público conforto e segurança. 

Como identificar a identidade visual da sua marca?

Já falamos isso, mas vamos repetir: a identidade visual é o que o público vê quando tem contato com uma marca. Deve ser, literalmente, a cara da empresa!

A identidade visual precisa comunicar tudo aquilo que consiste na sua marca em menos de um piscar de olhos. Para identificá-la, você deve investir na força dela. Quer saber como fazer isso? Veja a seguir!

Logotipo

O logotipo é nada mais que a representação de uma marca por meio do nome ou símbolo da mesma. No branding, é utilizado para identificá-la, seja em produtos, sites, materiais, entre outros. Esse fator serve para comunicar, visualmente, a essência do negócio, o que ele é e para quem ele faz. 

Logotipos são recursos gráficos e podem ser compostos ou não pelo nome da marca, mas sempre devem refletir o objetivo do negócio. Eles não precisam, necessariamente, ter cor. No entanto, é preciso garantir que sejam facilmente lembrados e também ajustáveis para diferentes tamanhos. 

Para que o logotipo seja identificável, tenha certeza de que ele seja simples e não cause no público uma confusão visual. Lembre-se: menos é mais!

Cores

As cores que compõem a identidade visual da sua marca devem cativar emocionalmente o público, sabia? Isso porque cada uma delas provoca as mais diversas sensações, como felicidade, angústia, raiva, etc. 

Para escolher a paleta de cores mais assertiva do negócio, você deve pensar na personalidade da sua marca e o que pretende despertar de sentimentos no público. A psicologia das cores indica que as sensações cativadas por elas são:

  • Azul: calma, serenidade e tranquilidade
  • Laranja: movimento, excitação, entusiasmo e desejo de ação
  • Amarelo: dinamismo, estímulo, conforto e felicidade
  • Verde: equilíbrio, natureza, paz e saúde
  • Branco: limpeza, pureza, simplicidade e honestidade

Por isso, é importante compreender as cores que melhor representam a personalidade da sua marca e aplicá-las na sua identidade visual. Você pode definir a cor principal, as primárias e até mesmo as complementares. Use a criatividade!

Tipografia

Você já se deparou com o conteúdo visual de uma marca com diversas fontes dispostas de forma confusa e que causaram um desconforto? Pois bem, isso é porque a empresa não possui um padrão de tipografia.

A tipografia é um recurso estratégico que possui as fontes como base, as quais devem estar presentes na logomarca, nos materiais divulgados da empresa, site, redes sociais, e-mails, entre outros. Isso serve para desdobrar o tom da marca!
Bom, agora que você já sabe o que é identidade visual e como identificá-la, que tal aplicar no seu negócio agora mesmo? Deixe aqui nos comentários o que achou do artigo e, se tiver alguma dúvida, a equipe da Simpplim estará de braços abertos para te ajudar. Até a próxima!

O que é identidade visual e como identificá-la?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments