O que você acha que vem à mente das pessoas quando pensam na sua marca? É disso que se trata o Brand Awareness, uma métrica de marketing para avaliar o modo que consumidores vêem as empresas e a frequência com que elas são lembradas.
Você já reparou que muitas vezes nos referimos a produtos de marcas específicas como se fossem nomes “universais”? Por exemplo, miojo e danone. Na verdade, ambos referem-se, respectivamente, a macarrão instantâneo e iogurte.
As marcas que detém a autoria desses nomes possuem uma autoridade tão grande que seus produtos viraram símbolos. E é disso que se trata o brand awareness de um negócio, ganhar tanta autoridade a ponto de plantar no público a consciência de marca.
Traçar estratégias para ganhar força no mercado é imprescindível para obter maiores lucros e fidelizar a clientela, certo? Então continue a leitura desse artigo que vamos te contar tudo sobre esse conceito para fortalecer sua empresa!
O que é Brand Awareness?
A Brand Awareness, como já falamos, é uma métrica que compreende a consciência de marca, ou seja, a maneira com que o público a vê. É a partir dela que as estratégias de marketing podem ser traçadas, porque para consolidar-se no mercado é necessário atrelar esses dois conceitos.
O branding, que é a gestão da marca, deve ser trabalhado de forma que as empresas sejam não só conhecidas, mas também admiradas. E conquistar o respeito das pessoas envolve indicar a força do negócio a elas.
Para quantificar a potência de empresas, podemos apontar novamente a maneira com que algumas tornam-se sinônimos de produtos. Alguns exemplos que podemos citar também são gillette, band-aid, super bonder, cotonete, durex.
Com certeza você já usou esses nomes alguma vez na vida, na verdade, provavelmente sempre. E todos eles são marcas, e não produtos.
E esse é o objetivo do brand awareness, ganhar tanta popularidade a ponto de ser associada ao que oferece. Portanto, o foco deve ser um diferencial no seu ramo e consolidar a consciência que os consumidores possuem quanto à sua marca para que alguns aspectos como preço, por exemplo, não sejam mais tão relevantes. Com isso, contratar um serviço fica mais a cargo da confiança transmitida à clientela.
Um ponto que devemos esclarecer aqui é que o brand awareness não é medido apenas quando a marca passa a ser um sinônimo, ok? Isso porque seria necessário criar uma solução inovadora, além de não possuir concorrência por um bom período.
E não que a sua não seja, mas a questão é que para se classificar entre os exemplos que citamos aqui, esses fatores devem ser considerados. A missão não é impossível, e temos dois exemplos super recentes disso: o Uber e air fryer .
Vale ressaltar que também existem algumas empresas muito fortes no mercado, as quais não apresentam essas características, e nem por isso deixam de ter uma boa consciência de marca. Como assim?
Isso pode ser visto, por exemplo, quando seu chinelo arrebentou e você, primeiramente, pensou em comprar uma Havaiana. A qualidade da marca é tão boa que passa a ser uma referência no mercado, ainda que não seja um sinônimo para sandália.
Mas afinal, o que você ganharia com tanto esforço? É isso que vamos explicar no próximo tópico.
Por que é importante?
A maneira e o quanto uma marca é conhecida pelo público implica em diversos benefícios para seus criadores e proprietários. Existem algumas que não saem da cabeça dos consumidores e isso pode gerar um aumento imensurável nas vendas e, consequentemente, o lucro.
Uma vez que seu trabalho chega nesse ponto, dificilmente a posição dele será ameaçada por novas alternativas. E isso acontece porque, na maioria dos casos, consumidores preferem contratar serviços que os fidelizam do que novos e desconhecidos, ainda que seus preços sejam mais atraentes.
Depois de compreender como as pessoas te vêem, fica mais simples implementar estratégias de marketing para ampliar seu alcance, assim como em quem e onde suas ações serão focadas. As percepções dos clientes permitem a construção de campanhas para reforçar o laço estabelecido e também a forma de promovê-la.
E qual sua relação com SEO?
O Search Engine Optimization (SEO), conjunto de estratégias utilizadas para realizar otimizações voltadas aos mecanismos de pesquisa, é fundamental para qualquer negócio online. Isso porque numa era em que relações são constantemente difundidas no meio digital, conquistar espaço na internet possibilita grandes resultados.
E por que será que qualquer pessoa que tenha uma página na web deseja ocupar o primeiro lugar do Google? A posição do seu site, ou seja, o rankeamento dele nos motores de busca garante visibilidade e gera confiança.
Para ser um líder no mercado, é preciso investir no alcance digital da sua empresa. As técnicas de SEO permitem essa ampliação e os “robôs” do Google reconhecem quando são feitos esforços para garantir a entrega de soluções efetivas aos usuários.
Todo serviço quer fidelizar a clientela e quanto mais uma marca é conhecida pelo público na web, maiores são as recompensas nos mecanismos. Os algoritmos rastreiam os acessos e, depois de analisar os conteúdos das páginas, verificam quais são as melhores para ocupar o topo das listas de respostas.
O rankeamento é feito com base em quanto os sites se esforçam para realizar otimizações. Por isso, fortalecer as estratégias de SEO é tão importante para o brand awareness, pois as chances de alcance tendem a aumentar cada vez mais.
Como fortalecer a Brand Awareness por meio do SEO?
Além de o SEO ser uma estratégia orgânica, ou seja, você não pode pelo primeiro lugar no Google, possui um ótimo custo-benefício. Como assim? Uma de suas vantagens é que uma vez que seu site foi rankeado, dificilmente sairá dos principais resultados.
Essas otimizações demandam alguns investimentos financeiros mínimos, como a contratação de profissionais e ferramentas. No entanto, pode ter a completa certeza de que vale a pena!
O alcance é imensurável, a autoridade fica cada vez maior e seu site ainda fornecerá uma boa experiência do usuário (UX), que é o fator mais importante para os algoritmos. Quer saber como traçar estratégias efetivas de SEO para fortalecer a brand awareness da sua empresa? Veja a seguir:
Criação de conteúdo
Esse é um dos primeiros pontos que devem ser considerados quando falamos de otimização para mecanismos de pesquisa, e sabe por que? O público-alvo do seu negócio quer consumir conteúdo.
As buscas relacionadas a uma palavra-chave envolve dúvidas e as pessoas desejam encontrar a solução para seus problemas. Dessa forma, produzir conteúdos que tenham utilidade para elas faz com que os robôs notem seu esforço, assim como clientes são conquistados.
Devemos focar nossos trabalhos em suprir essas demandas para estabelecer um canal de comunicação com o público e mostrar que são eles os ajudarão quando precisarem. Isso é o princípio básico.
Foque na experiência do usuário
A experiência do usuário, como falamos agora há pouco, é muito importante para rankear no Google. E nisso está incluído o desempenho do website, ou seja, as facilidades que pessoas encontram em sua navegação.
Os internautas estão interessados no acesso descomplicado. Para isso, alguns fatores devem ser otimizados, como:
Velocidade de carregamento
O tempo que as páginas carregam é fundamental para uma boa experiência do usuário, pois se elas demoram a apresentar respostas, isso é considerado ruim pelos algoritmos. De acordo com os desenvolvedores do Google, os sites deveriam ser completamente exibidos em, no máximo, dois segundos.
É necessário evitar a saída dos internautas dos domínios antes de resolverem seus problemas. Por isso, investir em um site ágil é muito importante para conseguir uma rankear na web.
Mobile friendly
Muitas pessoas realizam pesquisas no Google via smartphones, certo? Pensando nisso, o Google desenvolveu considera que uma boa UX depende do funcionamento de sites no formato móvel.
As páginas devem ser otimizadas para o mobile friendly, otimização que garante a visualização correta de todas as informações disponíveis ali. Os designs adaptados para o uso móvel garante também o retorno dos internautas ao site quando precisarem novamente.
Link Building
Essa estratégia de SEO busca construir uma rede de links na web que os direcionam a um determinado site para aumentar seu tráfego orgânico. A quantidade de backlinks que uma página diz muito sobre sua autoridade e, por isso, é importante para fomentar sua brand awareness.
Um exemplo de prática do link building é a realização de guest posts, que consiste nas parcerias feitas entre duas empresas ou profissionais para atrair mais visibilidade. Você pode convidar um especialista, que não seja da sua equipe, para discutir sobre um assunto ou criar variados conteúdos para a sua página e, com isso, trocar links.
Entendeu a importância do SEO para a consciência de marca? A otimização nos mecanismos de pesquisa envolve diversos fatores e só promove resultados positivos para qualquer empresa.
Por isso, foque em estabelecer estratégias efetivas para obter lucros e fidelizar sua clientela. Se você quiser uma ajudinha para impulsionar suas táticas, a Simpplim está aqui para te ajudar. Pode contar com a gente!
E aí, gostou do conteúdo ou ainda possui alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!