Como fazer Off-Page SEO no seu site

Sabemos que, hoje em dia, ocupar uma das primeiras posições na Search Engine Results Page (SERP) do Google é fundamental para empresas e pessoas que oferecem serviços ou produtos. E, para isso, é necessário consolidar o negócio online, ou seja, fazer com que ele seja uma referência na internet. 

Existem algumas ações que influenciam na construção da autoridade na web, mas o Search Engine Optimization é a estratégia mais certeira. Essa tática do marketing digital influencia no posicionamento de páginas por meio de “ajustes” que chamem a atenção de algoritmos e, consequentemente, sejam considerados como relevantes para as buscas feitas pelos usuários.

O Off-Page SEO é um dos desdobramentos do Search Engine Optimization, ou seja, é a partir dele também que são feitas melhorias para ganhar visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Para que essa estratégia tenha sucesso, qualquer pessoa que possui um site e quer ganhar visibilidade, assim como aumentar seu tráfego orgânico, precisa adequá-lo pensando nas otimizações fora da página

Talvez você já saiba que também existe o On-Page SEO e ache que ele é mais importante, mas pode ter certeza, é preciso traçar estratégias de melhorias tanto dentro quanto fora dos sites. São essas táticas, em conjunto, que definirão a imagem de uma marca nos meios digitais. 

Quer aprender como se tornar relevante para o motor de busca mais utilizado no mundo, clientes e possíveis parceiros? Então continue a leitura desse conteúdo que preparamos especialmente para você e faça com que seu domínio cresça cada vez mais!

O que é Off-Page SEO? 

Foto: George Morina (Pexels)

Enquanto um mecanismo que busca compreender cada vez mais o pensamento humano e, dessa forma, proporcionar a melhor experiência do usuário (também conhecida como UX), além de analisar conteúdos o Google observa as relações estabelecidas entre um site e todo o meio online. 

O Off-Page SEO reúne táticas que devem ser colocadas em prática além da estrutura de uma página, o que o diferencia do On-page. Enquanto um compreende do que se tratam as informações de uma página, o outro identifica sua reputação e popularidade. 

A quantidade de links e menções que um site recebe é um fator de rankeamento considerado pelo motor. No entanto, isso não deve ser algo “desenfreado” e sim partir de fontes confiáveis. 

Esse compartilhamento por parte de sites relevantes é imprescindível para a construção de autoridade, tanto de negócios pequenos, quanto grandes. E sabe por que? Bom, com certeza você prefere contratar um serviço que é indicação de alguém confiável do que por um pequeno banner em algum ponto no centro da cidade. 

Talvez ainda não tenha ficado claro, então vamos dar outro exemplo. A marca de cosméticos sustentáveis da sua cidade está em busca de visibilidade, mas ainda não conseguiu atrair muitas visitas em seu site. 

Então, alguém da equipe sugere ao restante uma sessão, dentro do próprio site, para dar dicas de cuidados com diversos tipos de cabelo aos clientes e possíveis pessoas interessadas. Como essas informações são muito boas, é gerada uma rede de compartilhamento até que um dia aquela marca nacional, consolidada no mercado há anos, menciona a página em um artigo do seu blog. 

Com isso, as visitas da pequena marca aumentam cada vez mais, assim como sua credibilidade e lucro. E isso não passa despercebido pelos algoritmos, pelo contrário, a chance da marca alcançar o topo dos resultados do mecanismo fica mais próxima. 

Quando existem vários links (conhecidos como backlinks) de direcionamento para o site, o nome disso é link building. Apesar de muitos acharem que o Off-Page SEO se restringe a isso, não é verdade. 

Essa é apenas uma das técnicas que compõem todo um conjunto. Inclusive, às vezes os backlinks não são primordiais para rankear, e sim o relacionamento. Oi? No caso, estamos falando das menções que uma marca recebe na internet.

Com certeza os links associados a um domínio são importantes, mas também é preciso focar em manter as boas relações na web e garantir que seu site seja visto. Além disso e citações, é necessário construir a imagem da marca, investir em marketing de conteúdo e também nas redes sociais. 

Dessa maneira, a estratégia de otimização é aplicada corretamente e o motor de busca percebe a seriedade do seu trabalho. Agora que você já sabe o que é o Off Page, vamos falar sobre as diferenças entre ele e também o SEO técnico.

Qual a diferença entre On-Page, Off-Page e SEO técnico? 

Foto: Peshkova (iStock)

Se Off quer dizer fora, On é …? Dentro da página! É essa parte que diz respeito às ações feitas diretamente nos conteúdos. O que é feito, por exemplo, em otimizações nas palavras-chave, tags de título, imagens, links internos, etc. 

Agora, o SEO técnico é um pouco mais complexo. Você já ouviu falar de rastreamento e indexação? Pois então, é sobre isso. Alguns dos fatores que o definem são a velocidade do site, códigos da página e dados estruturados. 

Já o Off-Page SEO, basicamente, é como os outros sites te vêem. E uma rede de relacionamento garante um aumento na aquisição de visitas orgânicas. Sendo assim, capriche na política de boa vizinhança. 

Lembre-se que o seu conteúdo será indicado se realmente for bom, e não apenas por “amizade”. Quando os usuários entrarem na sua página, precisam encontrar informações de qualidade para não saírem dela. 

Devemos, antes de tudo, estar cientes de que essas estratégias de SEO interagem umas com as outras. Portanto, as chances de obter bons resultados está condicionada ao uso delas em conjunto.

Por que Off-Page SEO é importante? 

Foto: Peshkova (iStock)

Todo produto ou empresa possui concorrentes e, para estar à altura de uma competição justa, é preciso estar preparado. O que isso tem a ver com o Off-Page SEO? É que sem ele não dá pra disputar. 

Como já falamos nesse artigo, a aplicação dessa prática constrói a autoridade de um site e, caso você não faça isso, está sujeito à invisibilidade diante de outras marcas do seu nicho. Sites confiáveis têm chances muito maiores de ocupar o primeiro lugar da SERP. 

A estratégia fora da página é, de fato, um dos principais fatores de rankeamento do Google. E garantir que os links sejam efetivos é essencial, pois qualquer pesquisa em um mecanismo funciona justamente com a funcionalidade de nos transportar entre diversas possibilidades. 

No caso do maior motor de busca existente, quando os algoritmos identificam um site que tenha credibilidade, é agregado valor ao mesmo. O nome disso é link juice, o qual funciona como uma espécie de recomendação. 

Desse modo, se o objetivo é alavancar seu negócio, dê valor a essa parte Search Engine Optimization. Ou você prefere gastar dinheiro com anúncios?

Como fazer Off-Page SEO no seu site

Foto: @solidcolours (iStock)

Agora é hora de falarmos sobre as principais práticas de Off-Page SEO. Confira o material que separamos a seguir:

Link building

Você já sabe o que é, mas vale reforçar. No que diz respeito ao link building, busque firmar parcerias com marcas que tenham o mesmo público-alvo que o seu ou façam parte do mesmo nicho de atuação. 

Também certifique-se de que eles realmente tenham autoridade, assim como conteúdos qualificados. Até mesmo porque não adianta nada possuir backlinks sem que o Google agregue valor para seu site, não é mesmo?

Guest posts e co-marketing

Sabe quando uma empresa publica em seu site um artigo de algum profissional que não faz parte de sua equipe? Então, o nome guest post. Essa é uma prática bastante efetiva para que tanto os donos da hospedagem, quanto os convidados sejam beneficiados. 

Não se esqueça de garantir que seja um conteúdo relevante para o site e, principalmente, para os usuários. Ok? 

O co-marketing já é uma colaboração para produzir um material. Por exemplo, um aplicativo de saúde pode disponibilizar um e-book feito em conjunto com um hospital e, ainda, inserir links de direcionamento para ambos.

Redirecionamento em links quebrados

Você já sabe que os backlinks são provenientes de outras páginas, certo? Sim, mas existe uma maneira de obter resultados com eles. 

É claro que você já se deparou alguma vez com o Erro 404 em alguma pesquisa. Se não, a gente explica. Às vezes algumas páginas são excluídas ou os URLs (endereços eletrônicos de sites) sofrem alterações. 

Com isso, quando o usuário entra em alguma hospedagem que passou por essa situação, um código de erro é exibido na tela do computador. Como essa é uma má UX, os algoritmos pausam o rastreamento, assim como a relevância dos backlinks associados à página. 

No entanto, existe uma forma de evitar que isso aconteça: o redirecionamento em links quebrados. Essa correção faz com que os internautas e robôs sejam enviados ao lugar correto. 

O erro pode ser corrigido por meio do Redirecionamento 301, um código que serve para indicar o destino dos visitantes. Além de garantir uma boa experiência, você recebe o link juice.

Essas são apenas as três principais técnicas de Off-Page SEO, mas existem muito mais. Continue acompanhando as atualizações do blog para ficar por dentro de diversos conteúdos e conseguir bons resultados para o seu negócio. 

Ficou com alguma dúvida ou quer deixar alguma sugestão? É só falar aqui nos comentários! 

Como fazer Off-Page SEO no seu site
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments