O que é geomarketing e como pode ajudar o meu negócio?

O geomarketing, provavelmente, faz com que você associe de maneira instantânea os conceitos de geografia e marketing. Bom, mas é isso mesmo! Trata-se de uma metodologia, também conhecida como inteligência geográfica de mercado, que permite a elaboração de estratégias por meio de dados geográficos para auxiliar as empresas a tomarem decisões. 

Com isso, é possível analisar o mercado, potencial de crescimento de uma região, concorrência e perfil do consumidor. O geomarketing também pode ser usado para planejar a localização de uma nova loja ou escolher os melhores locais para fazer a publicidade da sua empresa. 

Um ponto positivo do geomarketing é que a partir da localização dos usuários, dado coletado pelo mesmo, é possível segmentar o público, entender o cliente em potencial e otimizar campanhas de marketing. Sabe quando você deixa seu GPS (Global Positioning System) ligado no celular? Então, a partir daí, diversas empresas podem ter acesso aos seus dados, interesses, etc. 

Quanto mais nossas tecnologias avançam, a coleta de dados sobre a posição geográfica dos usuários é expandida. E o geomarketing tá aí pra mostrar pra gente que é possível usá-los a favor das empresas. 

O geomarketing pode ainda ter vantagens para diferentes nichos, sabia? Por exemplo, pense em quantas vezes você recebeu anúncios de empreendimentos, de diferentes segmentos, próximos à sua localização. Tenha certeza de uma coisa: isso não foi ao acaso. 

Neste post, vamos mostrar o que é geomarketing e como ele pode ser aplicado na prática para melhorar os resultados do seu negócio. Nos acompanhe!

O que é geomarketing?

O geomarketing é um dos campos estratégicos do marketing que compreende relações, negócios e territórios em que marcas, consumidores, fornecedores e distribuidores estão localizados. Porém, com a expansão do marketing digital, o que antes era focado no local de lojas físicas, áreas favoráveis para vendas e até mesmo o modo de atuação, hoje já diz respeito sobre estratégias que utilizam de forma inteligente os dados de localização, ou seja, para otimizar os esforços e obter resultados satisfatórios. 

Por meio do GPS, IPs (Internet Protocol) e dados fornecidos por aplicativos de computadores e smartphones, por exemplo, as empresas têm acesso a informações como onde está o consumidor e quais são seus hábitos de consumo. Isso faz com que as estratégias sejam mais assertivas e engana-se aquele que pensa que o geomarketing é algo inacessível: ele está aí para marcas de qualquer porte!

Você pode utilizar o geomarketing para reforço de marca, aumentar sua brand awareness, realizar vendas e muito mais! A partir dos dados geográficos, é possível saber quais são as tendências de mercado, analisar os concorrentes e desenvolver campanhas eficazes. 

Como o geomarketing pode ajudar o meu negócio?

A gente sabe que, hoje em dia, é praticamente impossível ficar longe do celular, né? Quando estamos com ele, revelamos nossa localização e por onde já passamos. Há um tempo atrás, era bastante comum fazermos check-in no Facebook quando visitávamos lugares. Agora, colocamos o lugar nos stories do Instagram, nas publicações do feed ou reels do Instagram, por exemplo. 

Tudo isso é absorvido pelas empresas, que usam os seus interesses como ferramenta para elaboração de suas estratégias de marketing. Você pode direcionar campanhas ao público-alvo por meio de anúncios nas redes sociais, e-mail marketing, SMS, entre outros. 

Quer entender como aplicar o geomarketing no seu negócio? Confira algumas estratégias bastante eficazes!

Geofencing

O geofencing é, provavelmente, a estratégia mais tecnológica do geomarketing. Isso porque trata-se da divulgação de conteúdo em tempo real, conforme o usuário movimenta-se, o que é fornecido por dados de GPS. 

Caso você entre na área de divulgação demarcada por uma empresa, receberá conteúdos da mesma. Imagine receber uma notificação de, por exemplo, um cupom de 70% de desconto. Muito provável que o impulso seja procurar o estabelecimento mais próximo para conferir a promoção, né? 

Para aplicar o geofencing no seu negócio, é preciso que o mesmo tenha um aplicativo próprio. A partir da habilitação do compartilhamento de informações sobre localização no app, o que é permitido pelos usuários, você pode disparar notificações. Para usufruir do recurso, basta demarcar o perímetro geográfico e desenvolver um conteúdo tentador para atrair o usuário!

Geofiltros

Os geofiltros, por sua vez, estão ligados às redes sociais. Mais especificamente, ao Snapchat, porque foi ele quem o popularizou. Quando um usuário está em determinada localidade, o que é identificado pelo GPS, filtros específicos são liberados no aplicativo. 

Podem ser filtros com o nome da cidade, bairro, estabelecimento e por aí vai. Você pode utilizar os geofiltros a favor da sua empresa, como na realização de eventos. Que tal abraçar a oportunidade e fazer um filtro super personalizado com a sua identidade para seus consumidores utilizarem em fotos e vídeos? Isso, definitivamente, vai chamar a atenção de outros usuários e, consequentemente, aumentar o alcance da marca.

Geotagging

O geotagging é nada mais que a marcação de locais pelos internautas em seus posts. Isso pode ser feito em diversas redes sociais, independentemente do objetivo da publicação. Por exemplo, você pode marcar parques, restaurantes, empresas, cidades, hotéis e muito mais. 

A partir disso, outros internautas podem descobrir negócios e, no que diz respeito às marcas, as mesmas recebem divulgação gratuita. Um outro ponto é, por exemplo, a possibilidade de conhecer novos lugares a partir da localização disponibilizada nas redes sociais. No Instagram, é possível acessar o recurso “explorar”, pesquisar um local e ainda ver o que há de interessante nas proximidades. 

Como trata-se de uma divulgação espontânea, a marca pode ter um bom alcance orgânico e engajamento. Uma dica para beneficiar-se disso da maneira correta é estar sempre atento aos dados do negócio nas redes sociais, porque é importante que o internauta depare-se com informações atualizadas quando acessar seu perfil!

Geotargeting

Uma das maneiras mais comuns de usufruir do geomarketing é o geotargeting, o que consiste na segmentação do público conforme dados de localização. Isso permite que empresas impactem usuários específicos de determinado país, estado, cidade, etc. 

Para obter esses dados, as empresas os coletam via IP, GPS e redes sociais. A utilização do geotargeting faz com que publicações tenham alcance específico, o que é uma boa opção para negócios que atendam apenas em determinado local. Pense da seguinte maneira: por que você investiria em anúncios que atingem pessoas que moram no Rio Grande do Sul se o seu negócio fica em Manaus?

O geotargeting pode ser feito por meio de mídias pagas, como Facebook Ads, Google Ads, entre outras. Mesmo que, aparentemente, seja um recurso “simples”, pode ser uma das maneiras mais eficazes de utilizar seus investimentos de forma inteligente. 

Bom, agora que você já sabe quais são os recursos do geomarketing, que tal utilizá-los a seu favor? Todos eles possuem funções específicas, mas têm um aspecto em comum: a utilização da localização de usuários a seu favor!
Ainda tem dúvidas sobre como o geormarketing pode ser um importante aliado para você? Nós, da Simpplim, estamos aqui para te ajudar. Conte-nos aqui nos comentários 🙂

O que é geomarketing e como pode ajudar o meu negócio?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments