A sigla BI se refere ao procedimento técnico e a infraestrutura necessária para coletar, armazenar e analisar os dados produzidos pela atividade de uma companhia. Dessa forma, a BI se aproveita de softwares para transformar os dados coletados em informações mais fáceis de serem digeridas.
Entendendo a BI
A intenção da inteligência de negócios não é dizer o que fazer ou mostrar o que vai acontecer caso um gerente tome alguma decisão, muito menos, se trata apenas de gerar relatórios a torto e a direita. Em vez disso, a BI oferece uma maneira para as pessoas examinarem os dados para entender tendências e obter insights, simplificando o esforço necessário para pesquisar, mesclar e consultar os dados necessários para tomar decisões sólidas.
Business Intelligence vs Business analytics
Uma das coisas que você já deve ter percebido é que a BI oferece ao usuário informações do estado atual do negócio ou empresa:
- Quais foram as vendas de hoje?
- Quantos assinantes nosso serviço teve esse mês?
Business Intelligence | Business Analytics | |
Machine learning e IA | X | ✔ |
Preditivo | X | ✔ |
Descritivo | ✔ | X |
Essa é a diferença principal entre Business Intelligence, e outro termo relacionado, business analytics.
BI é algo descritivo, a partir de dados passados e atuais você vai ter acesso ao estado atual do seu negócio e como ou porquê ele chegou até aqui. Por outro lado, a business analytics se trata de uma análise de previsão. Ou seja, ela age te mostrando o que você deveria fazer para chegar a melhores resultados.
A diferença entre o intuito descritivo da BI e a possibilidade preditiva da business analytics vai bem além do pouco que estamos discutindo nesse texto, mas ela ajuda a chegar em outro ponto, para quem a business intelligence é feita?
A BI oferece, para quem toma decisões dentro de uma empresa, o estado atual da companhia de uma forma mais palpável para ser analisada. Esse objetivo que a torna distinta da business analytics, a qual necessita que, uma equipe de analistas de dados, analise e interprete as informações para gerar esses insights futuros.)
Self-service BI
A intenção de tornar possível, para qualquer pessoa ou equipe sem conhecimento técnico, obter informações úteis das ferramentas de BI deu origem ao modelo de self-service BI. O modelo visa entregar os painéis e planilhas com os dados internos da empresa de forma mais intuitiva e precisa.
Entre as chaves para o sucesso do modelo estão os painéis e interfaces com menus e pontos de detalhamento intuitivos, facilitando o usuário a encontrar as informações que deseja da forma mais prática possível. Uma certa quantidade de treinamento é sem dúvida necessária, mas as vantagens da ferramenta é nítida.
Contudo, tenha em mente que existem contrapontos para a utilização do modelo. Você pode acabar tendo nas suas mãos uma mistura bem caótica de informações entre os departamentos do seu negócio, caso não haja um controle centralizado.
Portanto, você não pode apenas contratar um serviço de BI, mostrar a interface para suas equipes e torcer pelo melhor. Você precisa preparar a sua empresa para receber a tecnologia e muito provavelmente alterar um pouco a logística das suas equipes para conseguir realmente usufruir da tecnologia como um todo.
Ferramentas de BI
As ferramentas de business intelligence (BI) se constituem em softwares que coletam e processam grandes quantidades de dados não estruturados de sistemas internos e externos, incluindo livros, jornais, documentos, registros médicos, imagens, arquivos, e mails, vídeos e outras fontes comerciais.
Estas ferramentas auxiliam na preparação de dados para análises, possibilitando a criação de relatórios, painéis e visualizações de dados. Podem combinar um vasto conjunto de aplicativos como:
- relatórios
- processamento analítico online (OLAP)
- BI móvel
- BI em tempo real
- BI operacional
- nuvem
- software como BI de serviço
- BI de software livre
- BI colaborativo
- Inteligência de localização
- Software de visualização de dados
- Criação de gráficos
- Tabelas de desempenho com métricas e KPIs do negócio, proporcionando dados essenciais à empresa de uma forma simples.
Conclusão
Existem várias razões para uma empresa adotar BI, desde melhorar o marketing ou a logística na produção e distribuição. É até difícil imaginar algum setor que não seria beneficiado por ter mais informação e dados para trabalhar.
Os benefícios de adotar a tecnologia são enormes: Relatórios e análises mais rápidos e precisos, melhor qualidade dos dados, maior satisfação dos funcionários, redução de custos, aumento de receita, além da capacidade de tomar melhores decisões.
Por exemplo, a divisão da Coca-Cola de engarrafamento dos produtos, teve um problema com os relatórios diários de vendas e distribuição. Utilizando uma solução de BI com o software Tableau, eles substituíram o processo manual por um sistema automatizado. Com isso, a equipe passou a ter a habilidade de analisar os dados de entrega dos produtos, orçamento e lucro,economizando por ano mais de 260 horas do processo.
Essa manipulação dos dados, leva uma melhor eficácia na produção, e é um exemplo de como a BI pode aumentar os lucros e reduzir os custos quando usado corretamente.