Wix vs WordPress: qual escolher?

Existem várias ferramentas para criação de sites, que são basicamente divididas em Construtores de Sites e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, sendo o WordPress o representante dos CMS’s (Content Management Systems), enquanto o Wix, um Construtor de Sites. Apesar do WordPress ser o mais popular e mais usado no mundo na criação de sites, ele não é o único, o wix tem aparecido como uma alternativa. 

Se você é novo nessa área, essa escolha pode ser mais difícil do que parece. E para te ajudar a entender melhor a diferença entre essas duas ferramentas, esse artigo será dividido nas seguintes categorias:

1 – Preço;
2 – Facilidade de Uso;
3 – Segurança;
4 – Desempenho;
5 – Plugins e Apps;
6- eCommerce;
7- SEO;

Antes de adentrarmos mais a fundo nos prós e contras de cada ferramenta, precisamos entender algumas diferenças fundamentais entre elas. Apesar das duas permitirem a criação de sites, elas são dois tipos de ferramentas diferentes.

Como já falamos, o Wix é um construtor de Sites, ele te permite a criação de sites sem a necessidade de mexer em código, ele se baseia em elementos visuais como “blocos” onde você arrasta e solta, tornando muito simples a sua utilização. Porém essa facilidade vem com um custo, se você quer customizar os mínimos detalhes de um site feito no Wix, você não conseguirá. Esta ferramenta limita o acesso a recursos e ferramentas que acabam impedindo que você use toda a sua criatividade.

Já o WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, ou em inglês CMS (Content Management System), é uma ferramenta que permite o gerenciamento e criação de uma ampla gama de conteúdos. Apesar de inicialmente o WordPress ser uma plataforma para criação de Blogs, seu enorme potencial de criação evolui muito com o passar dos anos, sendo atualmente mais de 40% da internet do mundo criada em WordPress.

Wix vs WordPress: comparativo ponto a ponto

Hosted vs Self-hosted

Há também uma diferença importante entre os dois tipos de ferramentas, os Construtores de Sites são ferramentas Hosted, já os CMS’s são ferramentas Self-hosted, o que significa que com o Wix você não precisa contratar um serviço de hospedagem para o seu site.

Apesar do WordPress precisar de um servidor para ser instalado, o que dá um pouco mais de trabalho, mas isso não necessariamente é uma desvantagem, pois ao contratar esse serviço você acaba ganhando em segurança, consegue gerenciar melhor seu site e ganha em otimização, e o motivo eu explico no decorrer desse artigo, portanto continue comigo.

Atenção: O WordPress possui uma versão da plataforma que também é Hosted, chamada WordPress.com, sendo ela bem semelhante ao Wix. Porém nesse artigo iremos tratar da versão Self-Hosted, (WordPress.org).

Agora que já está clara a diferença básica entre as duas ferramentas, vamos seguir com a comparação entre os critérios que iremos abordar.

Quem tem o melhor preço?

O custo de criação e manutenção de um site é um dos fatores mais importantes durante a escolha de qual ferramenta usar. É importante ter em mente que o custo total de um projeto depende diretamente das necessidades do seu site. O objetivo aqui é comparar o preço do Wix e do WordPress para que você saiba qual oferece mais retorno para o seu investimento.

Wix:

O Wix oferece um construtor de sites básico gratuito, mas com duas desvantagens, a primeira é ter propagandas que o próprio Wix adiciona na parte inferior e superior do seu site e a segunda é não poder utilizar um domínio personalizado, seu endereço de site será “nomedeusuário.wix.com/nomedosite”, na versão gratuita. 

Para poder ter um domínio personalizado ou ter acesso a recursos adicionais como eCommerce é necessário contratar um plano, que são divididos em quatro planos premium para o seu site e quatro planos premium para seu Negócio e seu eCommerce.

Independente do plano que for escolhido por você, não é incluso nenhum aplicativo que você queira adicionar do mercado de aplicativos do Wix ao seu site.

WordPress:

Já o WordPress é gratuito por se tratar de um software Open Source, seu custo, como já dito, vem da necessidade da contratação de um serviço de hospedagem e registro de domínio. Os custos desses serviços variam de acordo com a necessidade do seu site. 

Existem milhares de plugins e temas gratuitos no WordPress que acabam reduzindo os custos de criação do seu site. Mas caso você tenha um orçamento mais folgado, existem também vários plugins e temas premium no WordPress, com várias funcionalidades.

Opinião do autor:

O  WordPress é a opção mais em conta se comparado ao Wix, ele te oferece planos flexíveis disponíveis em uma enorme variedade de empresas de hospedagens, basta escolher o que melhor te atende.

Qual é o mais fácil de usar?

Escolher uma plataforma que entregue uma boa experiência ao usuário, ou seja, que proporcionem boas sensações e atitudes através da interação com a plataforma é de muita importância, pois a maioria dos iniciantes que buscam uma ferramenta para criar um site, muitas vezes para o próprio negócio, não possuem conhecimento de código, não querem contratar um Web designer, muito menos ficarem dias e mais dias aprendendo a usá-la.

Ambas as ferramentas, WordPress e Wix, permitem ao usuário, criar sites sem a necessidade de saber código, sem contar os vários templates prontos e as ferramentas de edição que cada plataforma possui.

Nessa seção iremos abordar a experiência que usuários iniciantes que nunca criaram um site vão ter em cada uma das plataformas.

Wix:

De início podemos dizer que o Wix é fantástico quando falamos em facilidade de uso, ele vem com ferramentas fáceis de usar, possui uma interface simples de arrastar e soltar onde você pode selecionar qualquer elemento do site para editá-lo.

Ao criar sua conta você já tem acesso ao painel, onde facilmente você encontra as ferramentas necessárias para começar a criar seu site. Você pode adicionar imagens, escrever conteúdos, reorganizar elementos na sua página, criar páginas novas, tudo isso em um ambiente simples e amigável, sem precisar lidar com códigos. O Wix ainda permite que você utilize templates já prontos, oferecidos pela própria plataforma, podendo editá-los para deixar a sua cara.

O problema de toda essa facilidade é a carência de recursos mais avançados, o que limita a criatividade do usuário e a otimização para os mecanismos de busca.

WordPress:

Se com o Wix você já pode começar a criação do seu site logo após se cadastrar, no WordPress é necessário efetuar a instalação da plataforma no servidor escolhido, para então dar início ao processo de criação do seu site e, consequentemente, o marketing de conteúdo através do blog.

Depois de instalado, você está pronto para escolher um “tema” (que nada mais é que um modelo de template), para definir a aparência do seu site. No WordPress você encontra vários de temas pagos e gratuitos, neste ponto ele se parece com o Wix, pois o usuário só precisa editar os elementos que quiser e preenchê-los com conteúdo, sem a necessidade de começar um site totalmente do zero.

Mas caso o usuário queira criar seu site do zero, o WordPress possui inúmeras ferramentas disponíveis para você personalizar cada seção do seu site. Claro que para um usuário iniciante terá dificuldade em entender todas as opções de personalização, o que torna o Wix um pouco mais simples que o WordPress.

Porém existem vários plugins para WordPress muito intuitivos, que tornam sua experiência mais simples, como o Elementor.

Opinião do autor:

E se tratando de facilidade de uso, o Wix realmente é mais simples de usar, porém ele carece de recursos avançados que permitam uma melhor experiência de criação para o usuário. O WordPress é um pouco mais complexo, mas depois de um pouco de aprendizado com a plataforma, você terá muito mais autonomia sobre o seu site.

Segurança da plataforma

Não só preço e facilidade de uso devem ser preocupações importantes ao criar um site, mas a segurança dos dados, contas e informações sensíveis que só você deve ter acesso, também deve ser uma prioridade. A segurança oferecida por cada ferramenta deve ser levada em conta para que você faça sua escolha. Porém, infelizmente não existe uma plataforma 100% segura.

O melhor a ser feito é escolher uma plataforma com uma boa reputação de segurança. Além de existirem maneiras de aumentar a segurança do seu site com determinadas ferramentas.

Vamos abordar aqui a diferença na segurança entre plataformas 

Hosted vs Self-hosted: qual é mais seguro? 

Existem basicamente dois motivos para plataformas Hosted como o Wix serem mais seguras.

  • Primeiro: As atualizações dessas plataformas ocorrem de forma automática e constantes. Isso impede que tenha algo desatualizado, o que pode comprometer a segurança do seu site.
  • Segundo: Os usuários não possuem acesso às configurações da plataforma, evitando que o usuário acabe mexendo em protocolos de segurança ou instalando arquivos que possam ser prejudiciais.

Isso torna o Wix uma ferramenta muito segura. 

Já com WordPress a segurança é um pouco mais complexa. A plataforma é usada em grande parte da internet, o que a torna alvo de muitos ataques de hackers. Mas você não deve se preocupar com isso. Pois, assim como no quesito facilidade de uso, com um pouco de estudo e boas práticas, você consegue tornar seu site muito seguro. 

Por ser um software open source, a própria comunidade lança plugins e atualizações específicas para aumentar a segurança da plataforma mais utilizada do mundo.

Opinião do autor:

O Wix é uma plataforma naturalmente segura e possui a facilidade do usuário não precisar mexer em configurações avançadas, porém o WordPress tem potencial para ser ainda mais seguro, basta dispor de tempo para aprender a mexer na plataforma.

Desempenho

Comparar o desempenho entre as duas plataformas é difícil por se tratar de tipos de hospedagens diferentes. Uma plataforma Hosted geralmente oferece pacotes de armazenamento menores que plataformas Self-hosted. O WordPress é conhecido por dar mais estabilidade para sites maiores, que demandam maior quantidade de armazenamento.

Por ser uma plataforma Hosted o Wix não permite a alteração de configurações que alterem o desempenho do seu site. A plataforma geralmente possui bons tempos de resposta em seus sites e parte desse bom desempenho é dado pelo sistema de otimização de imagens e o uso de CDN.

Com o WordPress, os pacotes de armazenamento vão depender da necessidade do usuário, que pode contratar a quantidade que preferir do serviço de hospedagem escolhido. Apesar do WordPress não possuir ferramentas nativas para otimizar o desempenho do seu site, ele possui vários plugins, que vão desde otimização de imagens a plugins que fazem integração com CDN.

Opinião do autor:

Vemos que no aspecto desempenho, mais uma vez, o WordPress se destaca para casos onde o usuário esteja disposto a ter um pouco mais de trabalho. WordPress possui inúmeros plugins que irão otimizar o desempenho do seu site.

Plugins e aplicativos

Plugins e aplicativos são extensões desenvolvidas e disponibilizadas por terceiros, com o objetivo de adicionar recursos à plataforma, são ferramentas que dão maior liberdade na hora de personalizar o seu site. Para usuários de WordPress essas extensões são chamadas de plugins, já para o Wix são chamadas aplicativos.

O Wix vem com uma enorme variedade de aplicativos, que oferecem ao usuário uma ampla gama de recursos e ferramentas como seção de comentários, galeria, contato, botões de mídia sociais entre outras. Muitos desses aplicativos são gratuitos, mesmo os que são pagos, geralmente possuem uma versão simplificada.

Já o WordPress possui mais de 50.000 plugins gratuitos disponíveis no seu diretório, isso sem contar os plugins pagos.O que você desejar incrementar no seu site, provavelmente haverá um plugin para isso.

Opinião do autor:

Apesar da biblioteca de aplicativos do Wix estar crescendo, ela é limitada se comparada com a quantidade de plugins do WordPress, por isso fica nítido a superioridade do WordPress neste aspecto.

Wix vs WordPress: qual é melhor para ecommerce?

Um recurso muito importante nessa era digital, são as vendas de produtos online, que vêm crescendo ano após ano, por isso vamos ver como as duas plataformas se comparam nesse aspecto.

Como já foi falado, o Wix te oferece a opção de adicionar uma loja virtual para o seu site, porém caso o usuário tenha o plano gratuito, terá que atualizar para um plano pago. Os planos para eCommerce do Wix permitem o usuário aceitar pagamentos usando o sistema nativo da ferramenta, ou usar aplicativos para poder aceitar diferentes gateways de pagamento como Authorize.net ou PayPal por exemplo, pois esses gateways não são aceitos de forma nativa pela plataforma. Mesmo com esses aplicativos, os recursos para lojas virtuais são limitados.

O WordPress permite ao usuário criar sua loja virtual com facilidade, utilizando plugins como o WooCommerce, o mais popular para eCommerce no mundo. Existem muitos outros plugins com instalação gratuita, como Shopify e BigCommerce, disponíveis para WordPress, que possibilitam ao usuário vender desde bens físicos até cursos online, ao custo de uma taxa sobre as vendas.

Opinião do autor:

Com o WordPress fica fácil o usuário implementar uma loja virtual no seu site, há uma enorme variedade de plugins gratuitos e fáceis de instalar, dando muito mais liberdade, flexibilidade e opções que o Wix.

Wix vs WordPress, qual é melhor para SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) trata de fazer alterações no conteúdo do seu site para que você consiga um ranqueamento melhor nas páginas de pesquisa como Google. Tudo desde palavras-chave a backlinks influenciam na sua classificação.

Um ranqueamento bom nas páginas de pesquisa pode trazer muitos benefícios para o seu site, seja ele uma loja virtual ou um blog.

Wix possui alguns recursos de otimização de mecanismo de pesquisa integrados em sua plataforma. Isso permite que você execute um SEO básico para seu site. Também é muito fácil conectar o seu site a ferramentas como Google Analytics e ao Bing Webmaster Tools.

O WordPress também oferece todas essas ferramentas, com o adicional de te dar a liberdade de controle sobre elas. Existem vários plugins de SEO para WordPress gratuitos, que podem ser usados ​​para adicionar meta tags de gráfico aberto, mapas de sites XML avançados, análise de SEO no local e muito mais.

Opinião do autor:

WordPress leva a melhor nesse aspecto, por mais que o SEO foque mais na qualidade do conteúdo que na plataforma propriamente dita, o WordPress te oferece uma quantidade muito maior de ferramentas para auxiliar no SEO do seu site.

Wix vs WordPress: considerações finais

Vimos que o WordPress realmente é um pouco mais complexo, num primeiro momento, para iniciantes aprenderem. Mas com um pouco de estudo e algumas horas pesquisando você percebe que a flexibilidade que o WordPress possui, desde o preço até os aspectos mais complexos como SEO, tornam a experiência da criação do seu site sem igual. Embora o Wix seja uma plataforma de fácil uso, no longo prazo com WordPress você pode pode realizar muito mais.

E você? Qual plataforma para criação de sites você usa e por quê? Deixe nos comentários!

Wix vs WordPress: qual escolher?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

🚀 Criamos seu site em 5 dias já otimizado para o 1º lugar do Google 🚀