O lugar que uma empresa quer conquistar, seja no mercado ou na memória afetiva dos consumidores, diz respeito ao posicionamento de marca. Trata-se de um conjunto de ações realizadas pelas empresas com o objetivo de construir e/ou manter uma imagem positiva perante os nichos dos quais fazem parte.
Vale destacar que o posicionamento de marca não é uma ação pontual, mas sim um conjunto de ações que devem ser realizadas de forma estratégica e constante, as quais fazem parte do branding de uma empresa. Nisso inclui-se desde como identificar a identidade visual até arquétipos de marca e como isso influencia na estratégia de marketing.
Neste post, vamos mostrar o que é posicionamento de marca e como ele pode ser aplicado na prática para tornar sua marca mais forte e competitiva. Acompanhe!
O que é posicionamento de marca?
Pense na primeira coisa que vem à tona quando você lembra de uma marca, seja ela de qualquer nicho do mercado. Se o pensamento for positivo, tenha certeza de que a estratégia de marketing dessa empresa foi bem sucedida. Isso porque a premissa do posicionamento de marca é satisfazer a clientela, tanto em termos de serviços quanto de produtos.
O posicionamento de marca, como falamos anteriormente, é um conjunto de ações de comunicação que têm o objetivo de construir a forma que a mesma é vista pelo público-alvo. Talvez seja óbvio, mas vale ressaltar: isso faz com que o consumidor tenha boas percepções quando remete a ela.
Uma vez que determinada empresa seja referência de qualidade para seus clientes, é difícil parar por aí. As estratégias de marketing utilizadas para posicionar uma marca no mercado querem não só expandir a consolidação de vendas, mas alcançar, positivamente, o maior número de pessoas possíveis. E vai além disso: o intuito é fazer com que o negócio seja considerado a melhor alternativa para os consumidores.
Existem diversas maneiras de atrair o público-alvo, seja pelas ofertas, atendimento ao cliente, usabilidade das plataformas digitais da marca, entre outros. No entanto, o posicionamento de marca não tem apenas esse objetivo. O ponto focal dessa estratégia é fazer parte da realidade do consumidor e conectar-se com ele. A partir disso, a empresa é lembrada no momento das aquisições.
Qual a importância do posicionamento de marca?
Toda empresa precisa e deve investir no posicionamento de marca. Digo isso porque existem diversas vantagens que vêm dessa estratégia, como o reconhecimento, a potencialização de vendas, a brand awareness e liderança no nicho de mercado.
Numa sociedade cada vez mais digitalizada, o posicionamento é algo desafiador. As pessoas identificam-se com marcas que acompanham os avanços tecnológicos, como o fato de estarem ligadas, por exemplo, nas redes sociais.
A empresa que não é inovadora, em relação aos concorrentes, fica para trás. Do contrário, por qual motivo o consumidor iria preferi-la em comparação com as demais?
O posicionamento de marca diz muito sobre a credibilidade do negócio. Para você entender melhor ainda a importância dessa estratégia, separamos um ponto valioso que deve ser levado em consideração na hora de investir nessa ação que é fundamental para aumentar a credibilidade do seu negócio. Veja a seguir!
Posicionamento de marca e reconhecimento de marca
Você pode ter um produto muito famoso, mas não tê-lo posicionado. Dessa mesma forma, os consumidores podem conhecer uma marca, mas ela ter posicionamento. Lembra que falamos agora há pouco sobre brand awareness? É disso que se trata!
O posicionamento, à primeira vista, é algo muito amplo, não é mesmo? Isso porque ele é, pois diz respeito a como os consumidores avaliam o negócio, a liderança, o número de vendas, entre outros.
Um dos outros fatores que fazem parte do posicionamento é, justamente, o reconhecimento de marca, ou seja, sua brand awareness. Isso é uma métrica que compreende a consciência de marca, que é nada mais que a maneira com que o público a vê.
Já parou para pensar na quantidade de empresas que tornaram-se sinônimos de produtos? Você, provavelmente, não sabe que produtos como gillette, cotonete e durex são, na verdade, marcas e não o contrário.
O objetivo do brand awareness é, justamente, isso: uma marca ganhar popularidade a ponto de associarem ela ao que a mesma oferece. No entanto, é importante destacar que não trata-se, exclusivamente, de tornar-se um sinônimo, mas ser inovadora a ponto de não sair da cabeça do usuário.
Portanto, enquanto o posicionamento de marca é a maneira como os consumidores a enxergam, o reconhecimento é a forma com que o cliente atrela seus produtos e/ou serviços à inovação. Desse modo, é importante investir tanto em um quanto no outro!
3 dicas de posicionamento de marca para se guiar
No momento, você deve estar se perguntando como fazer posicionamento de marca já que essa estratégia oferece tantos benefícios, né? Bom, existem alguns passos que são muito importantes para que a ação seja bem-sucedida.
Uma marca que deseja se posicionar no mercado deve se destacar, mas isso acontece quando a mesma entende o público-alvo, seus anseios e também o que ele busca nas suas soluções. Certamente, isso é algo que requer esforço e planejamento, já que é necessário partir do básico: como está a visibilidade do negócio, a existência ou não de autoridade dela e por aí vai.
Depois disso, fica mais fácil colocar a mão na massa com objetivos e estratégias em mente. Quer saber por onde começar? Confira 5 dicas de posicionamento de marca para se guiar!
Entenda o público-alvo
Uma etapa primordial para começar a posicionar sua marca é entender quem é o seu público-alvo. Você deve saber com e para quem o negócio fala, quais são os compradores ideais (personas), a maneira como eles se comportam e suas motivações para adquirirem seus produtos e/ou serviços.
Depois que isso estiver claro, você poderá selecionar os melhores produtos para vendas, os canais de comunicação para divulgá-los e até mesmo a linguagem que deve abordar com os mesmos. Quando o público está bem definido, é muito mais simples dar personalidade à marca e fomentar suas estratégias.
Isso pode ser feito a partir de, por exemplo, pesquisas. Além de entender sobre o seu público-alvo, você ainda otimiza a experiência do usuário (UX).
Faça uma análise da concorrência
Se você quer se posicionar no mercado, é porque existem concorrentes. E, ao contrário do que parece, a concorrência pode ser um importante agente para o seu posicionamento. Isso porque depois de analisá-la, é possível traçar diversas estratégias para otimizar sua campanha!
Você deve monitorar a concorrência, observar o que a mesma oferece e a maneira com que os clientes a enxergam. Com isso, será mais fácil entender se o seu negócio é um diferencial e como ele está em comparação às demais empresas do setor. A partir disso suas estratégias podem ser elaboradas de maneira sólida, pois fica clara a maneira com que é necessário melhorar para adquirir consumidores.
Reforce o seu diferencial
Durante o texto falamos sobre a importância de como os clientes enxergam uma marca, né? E não é à toa!
Quando uma marca é vista de maneira positiva pelo consumidor, quer dizer que ela é um diferencial em relação às demais disponíveis no mercado. Portanto, você deve aproveitar essa oportunidade e mostrar que a sua realmente é.
Tenha um tom de voz inesquecível, trace estratégias exclusivas, seja autêntico e mostre que seu produto ou serviço é único. Você deve ser um especialista na sua área de mercado e demonstrar isso nas comunicações da marca, pois é o que faz com que o cliente veja a sua empresa como referência. Caso contrário, pode ter certeza que o seu concorrente fará isso e conquistará o consumidor.
Você está começando um negócio agora ou já tem um e quer se posicionar no mercado? Um passo muito importante é contar com ajuda especializada que entende desse negócio. A Simpplim é uma agência de marketing digital que oferece diversos serviços para alavancar o seu posicionamento no meio online. Fale com a gente e comece a posicionar-se agora mesmo!