O que é intenção de busca

Provavelmente você está por dentro das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e quer alcançar uma boa posição nos mecanismos de pesquisa se chegou até aqui, certo? E também sabe que é necessário desenvolver alguns aspectos da sua página para conseguir classificar-se entre os primeiros resultados. 

Conquistar o público-alvo do seu nicho e entregar a ele soluções efetivas depende de vários fatores, inclusive, os motivos por trás do pedido de ajuda feito por ele. Isso possui um nome: intenção de busca.

Essa não é uma tarefa tão simples de se resolver, mas com certeza é imprescindível para otimizar seu conteúdo e atrair mais acessos. Por isso, entender o que os usuários querem encontrar quando digitam as palavras-chave ao lado das “lupas” nos softwares deve ser feito. 

A intenção de busca pode ser compreendida por alguns componentes da Search Engine Result Page (SERP), os quais indicam algumas otimizações que podem ser feitas para atrair os olhares dos internautas. Além disso, é um fator de rankeamento, ou seja, você precisa estar atento aos seus critérios para colocar seu site no primeiro lugar do Google.

Pode ser que isso pareça algo muito técnico pelo fato de que no processo estejam envolvidas questões como códigos e algoritmos, mas a partir dessa análise percebemos que nem tanto. Isso porque caso as necessidades humanas não fossem levadas em conta, esse critério nem existiria. 

O que quero dizer com isso é que todos nós recorremos aos mecanismos de pesquisa para obter soluções para os nossos problemas. E, quase sempre, conseguimos. Considerando tudo isso, os robôs tentam decifrar nossas expectativas para nos oferecer os melhores conteúdos. 

Quer mostrar aos algoritmos que é a sua página que tem a solução para as dúvidas relacionadas à sua área e ainda por cima rankeá-la? Então continue a leitura desse texto e descubra como fazer isso!

O que é intenção de busca

Arte: @stories (Freepik)

Qualquer resultado de interesse do usuário após uma busca na web é chamado de intenção de busca. Basicamente, é o motivo por trás do clique em um link ao invés de outro, entende? 

Caso o que seja exibido no título ou na descrição de um site na SERP agrade o internauta e ele acesse o mesmo, é o que resume esse fator de rankeamento. Por exemplo, quando alguém pesquisa “bolo de fubá”, certamente quer encontrar uma receita, vídeos ou imagens para aprender como é e cozinhar em casa. Se aparecer algo sobre torta de chocolate, certamente não será acessado.

Apesar de parecer simples, é preciso investir tempo na compreensão de tudo isso. Devido às palavras-chave e o universo de cada uma, páginas podem produzir e otimizar conteúdos para conquistar seguidores. 

Os termos são a “apenas” a base e existem diversas possibilidades que estão ao redor de cada um deles. Vale ressaltar ainda que isso não se restringe apenas aos motores, mas também às redes sociais e plataformas de streaming.

Entendeu o que é intenção de busca? Pois bem, agora vamos conhecer os tipos dela. Veja a seguir: 

Informacional

Assim como o próprio nome sugere, esse é o significado da busca informacional. O usuário quer, simplesmente, obter uma informação. E elas podem ser qualquer coisa, desde datas comemorativas ao funcionamento de softwares de engenharia geológica.

Você pode fazer uma pesquisa em formato de pergunta ou não que, mesmo assim, os algoritmos oferecerão alguma solução plausível para o termo. Geralmente, buscas desse tipo são compostas por: 

como;

onde;

quando;

por que;

quem;

guia;

dicas.

Navegacional

Definimos como intenção navegacional toda busca que é feita quando o usuário deseja encontrar algo específico, mas digita a palavra-chave no mecanismo e não o endereço eletrônico no navegador. No exemplo acima, pesquisei “north face” no Google ao invés de digitar “thenorthface.com.br” na barra de pesquisa.

Geralmente, esse tipo de busca diz respeito a serviços, marcas, redes sociais, entre outros. Apesar de o internauta saber onde quer chegar, utiliza o espaço como uma espécie de atalho

Comercial/Investigacional

A pesquisa comercial, também chamada de investigacional, diz respeito à intenção de busca em que o internauta sabe o que quer. No exemplo acima, a melhor mochila para fazer trilha. 

Na maioria dos casos, é quando não se sabe exatamente o que comprar e, para isso, se realiza uma “investigação”. Geralmente, são exibidas nas featured snippets algumas comparações, resenhas de blogs, etc. 

Transacional

Depois de encontrar a melhor solução, é hora de agir e comprar o produto, contratar o serviço, etc. E é nisso que consiste a intenção do tipo navegacional, a qual representa a busca específica

No exemplo, o objeto de desejo já é conhecido, mas o local de compra ainda não. 

Esse tipo de busca resulta em uma conversão, pois são feitas após a descoberta da informação principal.

Por que a intenção de busca é importante para o SEO?

Arte: @stories (Freepik)

Os mecanismos de pesquisa organizam informações e entregam as mesmas após um processo de qualificação realizado pelos algoritmos. Aliás, eles são responsáveis por indexar páginas e tornar todos os dados disponíveis na web acessíveis aos usuários.

Como mostramos nos exemplos, o Google possibilita diversos formatos de resultados para cada palavra-chave e até mesmo a forma como elas são pesquisadas. Isso representa aquilo que falamos no começo do texto: o modo como os algoritmos simulam a mente humana para satisfazer as vontades de internautas. 

Essas informações representam a intenção de busca, a qual faz parte de um tema e os resultados são inúmeras possibilidades. No que diz respeito ao SEO, pense da seguinte maneira: a página será rankeada para a palavra-chave somente caso tenha relação com o assunto do termo.

O sucesso de empresas e profissionais aparece quando eles passam a adotar estratégias efetivas de marketing digital, como aprimorar websites com o SEO. E nisso está incluso compreender o que está por trás de cada pesquisa para construir respostas e não apenas espalhar diversas palavras-chave sem coerência em uma página. 

Dessa maneira, nem é preciso dizer que todos querem saber qual é o motivo por trás das pesquisas de seu público-alvo, né? Então vamos para a próxima parte!

Como descobrir a intenção de busca do meu público?

Arte: @stories (Freepik)

Primeiramente, é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave para descobrir a intenção de busca por trás de cada uma. É a partir daí que estratégias para aumentar conversões podem ser traçadas.

Cada termo deve ser analisado a fim de encontrar os potenciais dos mesmos e, assim, gerar resultados. Do mesmo modo que algoritmos tentam simular a mente humana, você também pode (e deve) fazer isso. 

Ficou confuso? Bom, é só lembrar que você também é um internauta e, da mesma forma que aprecia soluções eficazes, qualquer outro faz o mesmo. 

Uma outra maneira é simular no próprio mecanismo. Para isso, basta observar os padrões de resposta estabelecidos para cada palavra que seu site quer rankear. 

Lembre-se que os primeiros links são considerados como os melhores, portanto, foque em aplicar as mesmas técnicas que esses domínios. Observe a forma como eles elaboram as abordagens do tema, a estrutura do site, os conteúdos multimídia, etc. 

Para se posicionar no topo de uma SERP, analise os featured snippets da mesma, o que está no campo “as pessoas também perguntam” e anúncios. Além disso, também foque em possíveis vídeos, notícias ou imagens que aparecem.

Como otimizar meu site para a intenção de busca?

Arte: @stories (Freepik)

Podemos dizer que a otimização de um site para a intenção de busca é feita, principalmente, ao extrair o máximo de dados possíveis da SERP. São eles que explicitam o que prende a atenção do público e, quanto aos sites posicionados a li, o que deve ser feito para rankear.

Caso sua palavra-chave seja podcast de saúde, concordamos que é um termo muito amplo, correto? Então, talvez o site receba muitos acessos, mas as conversões podem não ser as melhores.

Essa intenção de busca pode ser apenas informacional e, se você tem um podcast de saúde feminina, que tal otimizar conteúdos de forma que fique claro do que se trata? Produza artigos, vídeos explicativos ou lives que falem sobre o assunto para atrair mais visitas. 

Lembre-se que o conteúdo precisa ser condizente com a proposta da página, defina bons títulos, utilize pirâmide invertida em seus textos, insira dados multimídia, etc. Dessa forma a chance de ganhar mais clientes aumentará, assim como seu faturamento. 

A intenção é algo que vai além de programações, pois trata-se da representação de anseios humanos. E o Google reconhece quando alguém quer apenas “aparecer” sem o compromisso de oferecer soluções efetivas. 

Devido às constantes atualizações dos softwares, talvez o padrão de pesquisa mude. Sendo assim, é preciso estar sempre atento a seus novos formatos para que as otimizações surtam efeito.

Estabeleça uma relação de autoridade diante dos seus usuários e concorrentes, e não no sentido ruim da frase, mas para ser uma referência quando o assunto é relacionado ao seu negócio. Isso consolida sua marca no mercado! 

Agora é hora de colocar a mão na massa. Faça uma pesquisa de palavras-chave nesse momento, entenda as expectativas do seu público e otimize seu site o mais rápido possível. 

Ficou com alguma dúvida? Conte aqui nos comentários! 

O que é intenção de busca
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments