O que é e quanto custa o trabalho de um web designer?

Hoje em dia, a maioria das pessoas utiliza o meio online como forma de comunicação, informação, aquisições, interação social, etc. A partir daí, diversas profissões surgiram com a popularização da internet, sabia? Um dos trabalhos mais importantes nos canais digitais é, definitivamente, o de web design. Afinal, o planejamento visual de uma página é imprescindível para atrair o público e mantê-los ali. 

Imagine acessar um website em que todas as informações estão desordenadas, a velocidade de carregamento é lenta, os tons de cores são desagradáveis aos olhos, os recursos espalhados de forma confusa, etc. Bom, para evitar tudo isso e promover diversas melhorias, é o web designer que entra em ação. 

Enquanto consumidores digitais, ansiamos pela acessibilidade no que diz respeito a dados, certo? O web design otimiza aspectos estéticos de um site, mas também garante a funcionalidade do mesmo. Um trabalho bem estruturado contempla as necessidades do cliente para alinhá-las ao produto final, o que gera excelentes resultados. 

Um site com baixo desempenho e estética visual não terá bom alcance, ou seja, o tráfego orgânico fica comprometido. Dessa forma, o retorno financeiro é baixo. E não é o que você quer, não é mesmo? 

Talvez você saiba um pouco sobre elementos visuais, mas são necessários conhecimentos técnicos de design gráfico e web design para que tudo fique completo e otimizado. O mercado para esses profissionais é recente, mas devido a acessibilidade para milhares de pessoas às mídias digitais, a procura por um serviço qualificado da área é cada vez maior. 

O nicho está em expansão, assim como as oportunidades de crescimento. Por isso, um bom web designer pode não ser barato, mas vale a pena! Quer saber quanto custa o trabalho de um profissional da área para potencializar o seu negócio? Continue a leitura do artigo!

O que um web designer faz?

Ilustração de ferramentas de design, como paletas de cores, régua, lápis e engrenagens. Os elementos sobrepõem uma página de site, a qual está posicionada no centro de uma tela de computador.
Arte: Freepik

O web designer é um profissional que cria e desenvolve o design de sites, interfaces de sistemas online, páginas nas redes sociais, lojas virtuais, entre outros. A atuação na área consiste não só a partir de conhecimentos em design, mas também sobre linguagens de programação, acessibilidade, técnicas de desempenho, etc. 

Existem inúmeros aspectos cruciais relacionados à criação de sites que cabem aos web designers, mas que não ficam à vista para muitas pessoas. A exemplo disso podemos destacar as paletas de cores, tipografia, layouts e recursos multimídia. 

Além do planejamento e aspecto visual agradável, existe outro elemento tão importante quanto esses: a usabilidade. O termo consiste na definição da facilidade no uso de ferramentas para determinada tarefa. No caso dos web designers, refere-se à relação entre as páginas e o público-alvo, ou seja, esses usuários devem ter uma navegação descomplicada.

Um site educativo, por exemplo, deve ter um layout responsivo, em que as informações sejam fáceis de achar, os assuntos importantes destacados com cores vibrantes, fontes visualmente agradáveis e por aí vai. Já o portfólio digital de uma arquiteta precisa conter diversas imagens de seus projetos, design criativo e minimalista, dados de contato, etc. 

Fica a cargo do designer interpretar as informações a respeito do trabalho de seus clientes e, desta forma, destacar os pontos relevantes nas páginas. Isso permite que os usuários permaneçam ali, pois o site tem uma boa usabilidade e, consequentemente, prende suas atenções.   

Para oferecer um serviço de qualidade, o web designer deve ser multidisciplinar e estar atento às diversas atualizações realizadas constantemente nos mecanismos de pesquisa. Entre os principais setores de atuação desses profissionais estão comunicação, marketing, publicidade, produção, etc. 

Vale ressaltar que as empresas contratantes de web designers não precisam ser, necessariamente, das áreas que citamos. O mercado é expansivo e a oferta de vagas em nichos distintos também. 

Qual a diferença entre web designer e designer gráfico?

Apesar da nomenclatura similar, não se engane. Os profissionais de design trabalham com conteúdos visuais, e suas funções podem se relacionar em alguns momentos, mas as duas profissões são diferentes. Enquanto um deles atua nas mídias offline, o outro realiza trabalhos online. 

Como você já sabe, o web designer cria produtos para plataformas digitais. Esse profissional pauta suas ações em melhorias como velocidade de carregamento e interatividade.

Por outro lado, o designer gráfico está mais ligado à produção de designs como artes para flyers, folders, banners, catálogos, diagramação de livros e muito mais. Além disso, os formatos de documentos são completamente diferentes para as duas áreas.

Ainda não entendeu muito bem? Basta pensar que os designers gráficos atuam mais na visualidade e os outros em programação. No fim das contas, as profissões são complementares.

Existe graduação de web design?

Ilustração de três páginas online sobrepostas a uma tela de computador, além de uma seta apontando para as mesmas.
Arte: Freepik

O web design é uma das áreas de atuação mais importantes da internet, mas não quer dizer que a profissão não seja regulamentada. Para trabalhar como designer de mídias online, existe uma formação específica. No entanto, o ensino técnico ou superior não é obrigatório

A formação pode sim influenciar nas chances de obter grandes oportunidades, mas não é algo imprescindível. O web designer precisa estar comprometido, além de tudo, com a entrega de produtos de qualidade. Desse modo, os resultados da competência ficam claros.

Entre os diversos nomes para os cursos técnicos de web design estão, por exemplo, a informática para a internet e comunicação visual. Por não existir uma formação sólida, os profissionais precisam estar atentos às tendências de mercado e investir em cursos para manterem-se atualizados. 

Devido ao crescimento da internet, as carreiras de tecnologia estão cada vez mais promissoras, ou seja, aqueles que desenvolvem serviços no nicho podem contar com excelentes vagas e remunerações. E, como qualquer negócio que promova ações no meio online precisa de uma boa estratégia de marketing digital, investir na contratação de web designers é algo que vale a pena. 

Você percebeu que a graduação na área não é algo consolidado? O que importa é a habilidade do profissional contratado para atender sua demanda. Então, na hora de fechar uma parceria, não foque no histórico acadêmico do designer, mas sim no portfólio e currículo do mesmo. 

Principais atividades desenvolvidas no web design

Ilustração de diversos elementos ao redor da tela de um computador, como: teclado, paletas de cores, mouse, pen drive, tablet, pincel, máquina fotográfica, códigos, etc.
Arte: Freepik

Como falamos no início do artigo, o web designer é responsável pela criação e desenvolvimento do design de páginas. Além dos aspectos visuais, esse profissional também deve possuir conhecimentos em programação, o que garante um bom desempenho dos sites. 

Ainda está um pouco confuso sobre sua atuação? Não se preocupe, vamos listar as principais atividades desenvolvidas na área. Veja a seguir: 

Briefing

O briefing consiste no conjunto de informações coletadas sobre um projeto em reuniões para a elaboração de um trabalho e, no caso do design, essa etapa é importante para definir aspectos da página como sua finalidade e público-alvo. Os designers contratados por agências, geralmente, não têm sua participação incluída nessa parte do projeto, pois já os recebem previamente estruturados. 

Já os freelancers participam ativamente do briefing e, sobretudo, devem saber como construí-lo da maneira correta. Como o trabalho é realizado por conta própria, ou seja, sem supervisão, é necessário que o profissional e o cliente tenham uma boa comunicação. Isso permite diversas trocas construtivas, além da coleta de informações para construir um trabalho incrível. 

Dessa maneira, não só o cliente e designer ficam satisfeitos com a produção, mas também os usuários. E isso é fundamental para atrair cada vez mais acessos e, consequentemente, gerar resultados satisfatórios. 

Programação

Lembra que falamos agora há pouco que o web designer deve possuir conhecimentos a respeito de programação? Bom, é um fato. No entanto, pode ser um desafio, pois a tecnologia avança a todo momento e os profissionais devem acompanhá-la. 

A programação desenvolvida por web designers consiste na aplicação de linguagens de codificação ou scripts como, por exemplo, HTML e Java, respectivamente. O profissional também deve ter domínio do uso de bancos de dados, pois a quantidade de informações contidas neles é vasta.

Layouts

Provavelmente você já entendeu que o trabalho de web designers não é resumido à criação de layouts, correto? E isso é verdade, mas apesar de ser o último tópico abordado nesta parte do artigo, a atividade é muito importante. 

Os sites criados por um designer atendem requisitos básicos para aprimorar a experiência do usuário (UX). Todas as páginas devem apresentar layouts responsivos, o que significa a adaptabilidade para dispositivos de diferentes formatos, como smartphones, desktops, tablets, smart TVs, entre outros. 

A disposição visual dos recursos da página, assim como a acessibilidade deles, também fazem parte de um bom layout. Uma vez que a navegação dos usuários é facilitada, existem grandes chances de eles voltarem ao site quando precisarem de alguma solução.

Quanto custa o trabalho de um web designer?

Ilustração de uma página online colorida em alguns pontos em diferentes tons de vermelho, roxo, cinza, rosa. O website está posicionado na tela de um computador como se estivesse saindo do mesmo.
Arte: Freepik

Talvez essa seja a principal questão que o trouxe até aqui, não é mesmo? Então, o fato é que a resposta para isso é: depende. Existem diversos fatores que influenciam no custo de um web designer e dois deles são a modalidade de contrato, ou seja, o profissional pode ser efetivo da empresa ou freelancer.

Os web designers que fazem parte das equipes das empresas têm salários muito variados, pois fatores como a região podem influenciar bastante no custo de contratação. Além disso, obviamente, uma empresa pequena não possui os mesmos recursos que, por exemplo, multinacionais. 

No início da carreira, a média salarial gira em torno de 2 a 3 mil reais. Já para os profissionais mais experientes, como pleno ou sênior, o valor pode oscilar entre R$ 3.500,00 a R$ 6.000,00. 

Como já falamos, o valor varia conforme a experiência do contratado, porte da empresa e a região de atuação no país, pois algumas localidades têm o custo de vida muito mais alto que outras, o que influencia muito no valor combinado. Já no caso dos freelancers, a conversa é outra. 

Os profissionais de web design que não possuem emprego fixo, ou seja, freelancers, têm uma tabela de preço dos serviços ou cobram por hora. No caso dos custos tabelados, podem surgir tarifas extras se o cliente solicitar mais ferramentas para o site. 

Fatores que influenciam o custo do trabalho de web design

O primeiro passo para definir um acordo salarial é o briefing. Além do público alvo e o objetivo da página, aspectos como identidade visual, quantidade de páginas, funcionalidades, domínio e hospedagem, prazo de entrega, entre outros. 

Quer saber melhor? Veja a seguir: 

Experiência

Nem precisamos falar que os profissionais recém formados ou estagiários têm um valor baixo para seus serviços em comparação com aqueles mais experientes, né? Isso acontece pelo tempo dos mesmos no mercado, o que influencia no tempo de entrega dos produtos e as técnicas para desenvolver páginas ágeis e bem otimizadas. 

Lembra da questão de programação? Como os recursos são atualizados constantemente, um web designer mais experiente tem domínio para lidar com quaisquer situações relacionadas aos códigos que possam surgir. 

Complexidade do projeto

A criação do projeto não envolve apenas a estética visual, mas também o desenvolvimento de diversas páginas com diferentes recursos. O blog de um advogado demanda muito mais esforço para ser desenvolvido que, por exemplo, uma plataforma de e-commerce. Recursos como cadastro, pagamento, carrinho de compras e perguntas frequentes devem ser adicionados ao website de forma que não apresente falhas.

Essa complexidade requer mais conhecimentos e, por isso, os profissionais com mais experiência são contratados para esse tipo de situação. Portanto, o valor do contrato é bem maior do que aquele pago para quem está no início da carreira. 

Urgência do trabalho e potencial do cliente

Os projetos que possuem uma urgência de divulgação também possuem um valor mais alto. Como o profissional dispensa mais horas ininterruptas de trabalho do que aqueles que têm um prazo mais longo, é justo adicionar esse custo no acordo. 

Além disso, como já falamos, um contratante de pequeno porte não pode arcar com os mesmos custos de web designers que grandes empresas. Se o montante cobrado for muito alto para um MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, ele buscará outras alternativas. Já as multinacionais dispõem de verbas maiores, o que permite a viabilidade de acordos “salgados”.

Manutenção do website

Apesar de ser um custo adicional, pois você pode optar ou não por isso, a manutenção de páginas também cabe ao web designer. Qualquer negócio digital deve ter presença online, ou seja, traçar estratégias constantes para conquistar o público. 

O acordo de manutenção do website varia conforme a necessidade do cliente, mas é importante que seja um trabalho contínuo. Entre os serviços oferecidos no pacote estão a gestão de memória e backups, os quais servem para garantir a segurança da página em caso de ataques cibernéticos.

Viu quanta coisa um web designer pode fazer? O conhecimento técnico da área é fundamental para potencializar os resultados da sua empresa. 

Se você tem um site, vale a pena o investimento. Com certeza o número de visitas aumentará, assim como sua receita. Dessa forma, não perca tempo. Entre em contato com web designers experientes e observe os resultados. 

Ainda está com alguma dúvida? Compartilhe aqui nos comentários que nós da Simpplim vamos te ajudar.

O que é e quanto custa o trabalho de um web designer?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments