Portfólio Digital: tudo que você precisa saber [GUIA 2021]

Bom, para começarmos, você sabe o que é um portfólio digital? Nos dias de hoje, essa apresentação online é imprescindível para quem busca a valorização de seu trabalho. 

O portfólio digital nada mais é que um espaço que reúne todos os materiais ou trabalhos de um profissional – e também empresa, para divulgar suas habilidades e experiências. Esse “cartão de visita” é extremamente importante para atrair a atenção de clientes e empregadores em potencial.

Diferentemente do currículo, que é usado para apresentar um perfil profissional, o portfólio é uma coleção de trabalhos já realizados. Por exemplo, um arquiteto pode exibir seus projetos de destaque. Já um redator, seleciona textos que produziu. Quanto ao designer, apresenta artes que criou. 

Além disso, é essencial que essa coleção seja publicada na internet por meio de algum site. Isso facilita o contato entre seu trabalho e possíveis clientes, pois é melhor que eles já tenham conhecimento de seus projetos antes de falar com você. 

Muitas pessoas possuem receio de contatar profissionais quando não têm certeza se vão firmar uma parceria. Além disso, preferem contratar aqueles que já possuem trabalhos publicados. Portanto, pode ser que você esteja perdendo diversas oportunidades de conseguir mais clientes!

Agora que você já sabe o que é um portfólio digital, confira esse guia que fizemos para te ajudar a desenvolver um e atrair cada vez mais visibilidade aos seus trabalhos

  1. O que colocar no Portfólio Digital;
  2. Dicas para fazer o seu Portfólio Digital;
  3. Como escolher a plataforma ideal para seu Portfólio; 
  4. Otimize seu Portfólio para o Google (SEO);
  5. Como divulgar um Portfólio Digital.

O que colocar no Portfólio Digital

O portfólio deve ser feito de maneira bem planejada, contendo os projetos que tenham mais relevância para a sua carreira. Essa coleção deve ser objetiva e apresentar aos clientes o que você é capaz de realizar com seus melhores trabalhos.

Após a seleção de seus projetos favoritos, é preciso colocar conteúdos para apresentar sua coleção. Você pode contar uma história sobre como foi o processo de desenvolvimento do trabalho, inserir depoimentos de clientes e por aí vai.

Além disso, é importante que seja incluída no seu portfólio uma sessão para se apresentar. Essa página pode conter informações sobre sua trajetória profissional e suas qualificações. É nesse espaço que você pode falar um pouco sobre como foi sua inserção na área e fazer o seu marketing pessoal. 

Dicas para fazer seu Portfólio Digital

É preciso que seu portfólio seja objetivo, sem conteúdos que estejam ali apenas para dar volume. Apresente apenas aquilo realmente possua qualidade, uma vez que menos é mais. Você pode, por exemplo, criar categorias na página inicial. Desta forma, o visitante poderá encontrar aquilo que precisa.

Quando falamos de portfólios baseados em textos, por exemplo, é importante que eles sejam objetivos e claros. Para isso, considere o uso de palavras simples e que a construção de ideias não exija um alto nível de concentração. 

Além da necessidade de apresentar um texto claro e objetivo, deve-se levar em conta o tipo de letra utilizada. Busque usar as fontes tradicionais para não causar “estranheza” e facilitar a leitura de quem avalia o seu trabalho. 

Design

Ainda que essa não seja sua área, é importante que seu portfólio tenha um design de qualidade para chamar a atenção dos possíveis clientes. Lembre-se que isso representa não só você, mas também seu lado profissional

  • Apresente uma boa capa, com layout simples, seu nome e informações para contato;
  • Invista em imagens com boa resolução por meio de plataformas online (ex.: Pexels, Pixabay e Unsplash
  • Selecione uma paleta de cores para seu portfólio em algum site (ex.: Palettable e Colorfavs)

Como escolher a plataforma ideal para seu Portfólio

O que vai te diferenciar de outros profissionais é o modo como seus trabalhos serão apresentados. Além disso, quanto mais seu portfólio tiver sua cara, melhor será seu branding.

Existem diversas plataformas direcionadas a diferentes tipos de profissionais. Confira algumas que podem ser o que você precisa: 

Behance

Exemplo de Portfolio digital feito na plataforma behance.

O Behance é uma plataforma usada predominantemente para a divulgação de trabalhos de designers, mas que também serve para promover projetos multimídias de áreas criativas como fotografia, ilustração e moda. O uso dessa rede social é muito simples e permite que os usuários façam o upload de imagens, textos, gravações, vídeos, etc. 

Essa plataforma também é excelente para profissionais que desejam fazer um networking, uma vez que é possível seguir perfis e avaliar trabalhos. Além disso, é possível criar “coleções”, que funcionam como pastas de projetos que você gostou e podem servir como referências futuramente.

Carbonmade

Exemplo de Portfolio digital feito na plataforma Carbonmade.

O Carbonmade é um dos serviços mais fáceis para a criação de portfólios por possuir uma interface simples e permitir o uso de templates prontos. A plataforma é muito utilizada por fotógrafos que desejam divulgar trabalhos em imagens, fotos e arquivos em Flash. 

Assim como o Behance, você também pode separar seus projetos em diferentes álbuns. A plataforma permite o upload de imagens e textos, mas para carregar áudios e vídeos é necessário assinar planos pagos. 

Clippings.me

Exemplo de Portfolio digital feito na plataforma Clippings.me.

O Clippings.me é uma ótima escolha para quem quer divulgar trabalhos escritos, como redatores e jornalistas,  mas também por profissionais da área audiovisual. A plataforma cria uma galeria com todos os seus trabalhos e permite que os usuários também disponibilizem uma biografia em um espaço do portfólio. 

Os layouts podem ser personalizados e os projetos divulgados por meio de PDFs, links, vídeos incorporados do Youtube e Vimeo, além de áudios embutidos do Soundcloud

Criar um site próprio personalizado

Exemplo de Portfolio digital feito em um site próprio.
Foto: Unsplash

Quando falamos de portfólio digital, devemos ter em mente que criar um site é a melhor maneira de vender seu produto. É com essa apresentação exclusiva que você se posiciona bem diante de possíveis clientes e parceiros. 

Para alcançar um público-alvo, uma pessoa ou empresa deve aplicar alguns conceitos que promovam um aumento no quantitativo de acessos à sua hospedagem. Um deles é o marketing de conteúdo, estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, como textos, ebooks e posts em redes sociais. 

Além de tudo isso, um domínio exclusivo (exemplo: “meunome.com”) é uma ótima forma de desenvolver o branding, que nada mais é que um conjunto de ações de gestão da marca. Essa estratégia visa o nome da empresa e sua imagem, por meio de funções como slogans, logotipos, identidade visual, etc. 

Otimize seu Portfólio para o Google (SEO)

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas de otimização de sites em ferramentas de busca, como o Google. Ele é muito importante para quem quer ter visibilidade no portfólio, pois utiliza estratégias que potencializam as buscas e resultados naturais. 

Caso você seja um profissional que possui um público alvo como clientes e deseja prestar seus serviços em uma determinada localidade, busca que sua página apareça em pesquisas direcionadas. Entre as principais técnicas de otimização de portfólios, podemos destacar: 

  • Uso de palavras-chave ideais para determinado público;
  • Otimização da velocidade do site de hospedagem;
  • Tags de títulos;
  • Backlinks;
  • Conteúdo relevante e otimizado.

Como profissional em busca de oportunidades, você deseja que seu portfólio apareça na primeira página de resultados. Para isso, é necessário um investimento nas técnicas de SEO.

Como divulgar um Portfólio Digital

Quando falamos sobre portfólio digital, vale a pena investir no potencial de alcance das redes sociais. No entanto, cada plataforma atende públicos específicos e, desta forma, você deve saber onde está o seu alvo

Linkedin

Caso seus potenciais clientes sejam empresas, certamente elas estarão lá. Essa é uma rede que permite um grande alcance em corporações ao promover conexões com pessoas que possam se tornar possíveis parceiros. 

No entanto, é preciso estar por dentro de como se apresentar nesse espaço virtual e constituir um perfil que produza conteúdos de qualidade. Desta forma, em pouco tempo você se tornará conhecido e poderá despertar o interesse de clientes. 

Nela é possível que você compartilhe links em posts, o que promove a escrita de artigos úteis para seu público e o convide a conhecer seu portfólio. 

Facebook

Uma forma de utilizar o Facebook como meio de divulgação do seu portfólio digital é também por meio do compartilhamento de links, que pode ser feito por você ou por suas conexões. Nessa rede social é possível ainda a criação de uma página específica para o seu negócio, que permite o impulsionamento de publicações e direcionamento de conteúdo ao público alvo.

Dica [BÔNUS]

Vale ressaltar que o mais importante de tudo, quando falamos da divulgação de trabalho, é o relacionamento com as pessoas. Elas estão ali em busca de um tratamento solícito, o que promoverá um aumento nas vendas. 

Empresas e profissionais que aplicam corretamente uma boa estratégia de relacionamento com clientes, conseguem atingir maiores receitas. Quanto mais satisfação com o atendimento, maior o crescimento. 

Esperamos que esse guia especial tenha contribuído para o seu entendimento a respeito de tudo sobre o portfólio digital. Lembre-se de aplicar essas dicas quando for desenvolver o seu, pois temos certeza que serão fundamentais para conseguir boas oportunidades!

Ah! Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual a melhor alternativa para a divulgação do seu trabalho, sugiro que dê uma olhadinha aqui e entenda um pouco mais sobre os benefícios da criação de um site. 

E nessa parte separamos algumas inspirações para o seu portfólio: 

Yaroslav Shkriblyak (Designer)

Natasha Hemrajani (Fotógrafa)

Aatreyee Dhar (Jornalista)

Ponto Arq (Arquitetura) 

E aí, gostou do conteúdo?

Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou desse artigo e se ainda está com alguma dúvida.

Portfólio Digital: tudo que você precisa saber [GUIA 2021]
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

🚀 Criamos seu site em 5 dias já otimizado para o 1º lugar do Google 🚀