Qual a melhor ferramenta para criar sites?

A presença digital de uma marca não está condicionada apenas às redes sociais, pelo contrário. Fazer com que sua empresa e serviços ganhem destaque na web envolve ter um site próprio. Portanto, é necessário ter em mente que os negócios devem ser colocados nos mecanismos de busca, ou seja, você precisa criar um site.

Já parou para pensar em quantas vezes acessou o Google, Yahoo ou Bing para buscar uma solução para o seu problema? E se a encontramos, é porque a mesma está disponível na internet. Dessa forma, uma vez que seu objetivo é atrair usuários e clientes em potencial, não perca tempo.

Sabemos que a maioria das pessoas não possuem domínio em programação e códigos, mas não se preocupe. Existem ferramentas que desenvolvem esse tipo de trabalho e podem te ajudar.

É claro que o processo envolve diversos fatores, como a hospedagem. Isso gera muitas dúvidas, mas como falamos, pode ser descomplicado por softwares. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso investir tempo ou recursos financeiros exagerados, assim como ter formação ou experiência na área. 

Caso você seja um iniciante, este artigo é para você. Quer conhecer as melhores ferramentas para criar sites e como é o funcionamento das mesmas? Continue a leitura!

Quais sites podem ser feitos com ferramentas de criação?

Fotografia de uma mesa composta por diversos notebooks, copos de café, fones de ouvido, telefones, carregadores, etc. Na imagem, três pessoas mexem em seus computadores e celulares.
Foto: Unsplash

Entre as facilidade promovidas pelas ferramentas de criação de sites está a disponibilização de templates prontos. Além de serem direcionados a diferentes segmentos, basta escolher o seu favorito e adicionar seus arquivos. 

Isso faz com que o processo seja mais acessível e os resultados são encantadores. As ferramentas são indicadas para empresas de pequeno porte, portfólios de profissionais de diferentes áreas, lojas virtuais, entre outros. Caso seu site necessite de um banco de dados, o processo já é diferente porque é preciso alguma plataforma mais complexa, além de tempo.

Talvez seja óbvio para alguns, mas devemos ressaltar que páginas complexas como Twitter, Booking ou Mercado livre não são alcançadas por esses recursos. Nesses casos, devem entrar em ação grandes equipes de profissionais consolidados no mercado para garantir funcionalidades mais complexas e um bom desempenho.

Como encontrar a ferramenta ideal?

Fotografia de duas pessoas mexendo em um notebook. Enquanto uma mão aperta o touchpad, a outra indica algo na tela.
Foto: Unsplash

Antes de escolher uma plataforma, você deve considerar alguns fatores importantes. E não que seja imprudente utilizá-las, mas para cada projeto existem especificidades. 

Um dos pontos é a testagem grátis. Alguns criadores oferecem planos gratuitos, porém limitados, mas com garantias de reembolso. Além disso, é preciso conferir se o suporte da plataforma é eficaz, em caso de eventuais problemas, e se existe uma comunidade de usuários que podem fornecer informações para possíveis dúvidas.

Não podemos deixar de levar em consideração os custos, não é mesmo? Então analise com calma todos os planos disponíveis, assim como custos adicionais.

Como falamos anteriormente, cada projeto é único e, portanto, requer diferentes recursos. No entanto, existem alguns fatores que devem estar presentes em qualquer site de sucesso, como o blog, mobile friendly (adaptação para dispositivos móveis), etc. 

Agora que você já sabe o que é preciso considerar antes de escolher sua ferramenta de criação de sites, deve conhecer quais estão disponíveis no mercado. Veja no próximo tópico. 

As melhores ferramentas de criação de sites

Você já sabe que existem diversas opções e também que há uma específica para o seu site. Dessa forma, fizemos essa lista com as melhores ferramentas para se familiarizar e definir qual se encaixa no perfil do seu negócio. 

Confira: 

WordPress

Print screen da interface do WordPress.

O WordPress é a plataforma de construção de sites mais famosa na web. Inicialmente, ele foi criado para atender blogs. No entanto, cresceu tanto que agora é o serviço mais utilizado no mundo. De acordo com o próprio serviço, 43% da web é construída com ele. 

Talvez ele possa confundir algumas pessoas, uma vez que existem duas versões do mesmo. No caso do wordpress.org (o mesmo da imagem acima), é preciso fazer download da sua hospedagem com um instalador automático. Nele é possível realizar personalizações, assim como utilizar outros detalhes para definir a cara da sua página. Caso você tenha um servidor, invista nesta opção.

Já o wordpress.com permite que o website seja criado nele mesmo. É possível desenvolver um blog, loja virtual, entre outros. Aqui os plugins já são pré-instalados e também existe um suporte específico. 

Esse criador de sites oferece os mesmos prontos, tanto no que diz respeito à parte estrutural, quanto à de design. Uma vez que os templates estão prontos, basta escolher um deles e inserir o conteúdo. 

Se o foco do seu negócio é apenas informativo, existe um modelo sem custos ideal para isso. Caso você queira deixar o site mais profissional, existem algumas opções que requerem investimentos, como o domínio próprio, ampliação dos recursos de customização e segurança, e muito mais. 

Um outro ponto positivo que devemos destacar é o mobile friendly que faz parte da estrutura de qualquer site feito em WordPress. Ou seja, os ajustes são feitos automaticamente e garantem a qualidade da página não só em desktops, mas também nos smartphones e tablets. 

Os usuários da plataforma contam ainda com aplicativos para iOS e Android, os quais possibilitam edições e publicações no site. De maneira geral, o WordPress é acessível e não possui processos complexos. 

Wix

Print screen da interface do Wix.

O Wix também é uma das principais ferramentas disponíveis no mercado e o maior concorrente do WordPress. Inclusive, fizemos um artigo em que falamos sobre qual dos dois escolher. Caso tenha interesse, clique aqui.

Voltando a esse gigante, existem diversos templates disponíveis, interação com redes sociais como Pinterest e Twitter, além de possuir um plano gratuito e opções pagas. Neste último caso, é oferecido um domínio próprio, retirada de anúncios e muito mais. E é claro, o mobile friendly. 

A plataforma permite que sua execução seja feita no modo Artificial Design Intelligence (ADI), a qual consiste em oferecer maior acessibilidade aos seus usuários. Nem precisamos dizer que isso é fundamental para os iniciantes, né?

Uma de suas vantagens é que são feitas atualizações constantemente e, com isso, novos recursos são disponibilizados. Entre eles podemos citar o Wix Restaurants, que permite a reserva de mesas, pedidos e acesso ao cardápio de usuários nas páginas de restaurantes. 

Além de tudo isso, o Wix possui um pacote de recursos de marketing. Com isso, o usuário dispõe de e-mail marketing personalizado, editor de vídeos e muito mais. Bom, acho que você já entendeu que ele é, de fato, muito completo. Não é mesmo?

Weebly

Print screen da interface do Weebly.

O Weebly possui duas funcionalidades de uso. Uma delas atende sites mais básicos e utiliza o construtor da própria plataforma, o qual realiza diversas perguntas antes de criar seu site. Nela é possível fazer personalizações, mas o foco é em obter resultados rápidos para iniciantes. 

Já a outra é voltada para aqueles que necessitam de algo mais completo, como lojas online. É nesse espaço que o editor padrão é acessado e diversos templates podem ser escolhidos conforme seu objetivo. 

Seja qual for o modo selecionado, qualquer um deles é prático e conta com temas e configurações simples. O uso do Weebly é, provavelmente, o mais fácil de todos. 

Nos casos de grandes sites, não existem preocupações em relação à compatibilidade. O sistema comporta páginas com mais de 150 páginas e não existe um limite de armazenamento para os planos que são pagos. 

Essa plataforma também permite o upload de aplicativos para potencializar as técnicas Search Engine Optimization (SEO), as quais são muito importantes para ganhar visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Além de ótimos temas adaptados para dispositivos móveis, o sistema permite diversas personalizações.

Squarespace

Print screen da interface do Squarespace.

O Squarespace foca na harmonia visual dos sites, ou seja, os designs são bonitos e elegantes. Essa plataforma também possui fácil usabilidade, uma vez que seu sistema instrui os usuário em suas atividades. No entanto, não existe uma versão gratuita da ferramenta.

Para utilizar seus serviços, é necessário assinar um plano mensal mínimo ou alguns que requerem investimento financeiro mais alto para a disponibilização de mais recursos. Entre os fatores que destacam a plataforma está seu próprio sistema de e-commerce.

Todo o site é inglês, portanto, algumas pessoas podem ter dificuldades em utilizá-lo. Nele é possível criar sua própria logomarca e template, além de ter à disposição um enorme banco de imagens. 

Outra vantagem é que a ferramenta conta com aplicativos, tanto para iOS quanto para Adroid, que possibilitam seu uso fora do computador e também a análise de acessos à página. Apesar de não ser gratuito, existe a alternativa de testar a plataforma por alguns dias sem pagar por isso. 

Esse é um serviço intuitivo, com ótimos resultados. No que diz respeito ao SEO, os recursos também foram aprimorados recentemente. 

O Squarespace é um dos melhores para blogs e para as lojas virtuais, que contam com atualizações frequentes. Se esse for o seu caso, é uma boa aposta. 

Webnode

Print screen da interface do Webnode.

O Webnode também oferece templates prontos, mas possui uma funcionalidade única: no momento em que você começa o processo, já é direcionado para o que deseja colocar no “ar”. Assim como a maioria das ferramentas que listamos, existe uma versão gratuita, em que os recursos são limitados. Já as versões pagas podem, por exemplo, oferecer maior armazenamento e a opção de tornar a página multilíngues.

Um dos diferenciais também é a utilização de um domínio próprio e a criação de conteúdos sem anúncios. Essa plataforma conta com designs modernos e é mobile friendly. Além disso, suas funções de SEO são avançadas.

Agora que você já sabe quais são as melhores ferramentas para criar sites e como escolher a sua, que tal colocar isso em prática? Temos um artigo em que falamos quanto custa criar um site em 2022. Vale a pena dar uma olhada! 

Você ainda possui alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que vamos te ajudar. Até a próxima!

Qual a melhor ferramenta para criar sites?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments