Heading Tags: o que são e como utilizar H1, H2 e H3

Para poder ter um bom resultado nas buscas orgânicas, ou seja, as pesquisas feitas intencionalmente pelos usuários, diversas estratégias podem ser adotadas para realizar otimizações no seu site. Entre elas, existem as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que ajudam a facilitar a leitura de sua página pelos algoritmos dos mecanismos de pesquisa e também melhoram a experiência do usuário (UX) que acessa o local na web.

As heading tags são uma dessas técnicas que ajudam na hierarquização e constroem a estrutura de uma página. E não só isso, pois elas também facilitam a leitura e a indexação do conteúdo nos softwares, além de poderem ser utilizadas de maneira bastante simples. 

Quer entender a hierarquia das heading tags e como utilizá-las de forma que sua página seja otimizada para a internet? Leia o artigo até o final e compreenda!

O que são as heading tags?

As heading tags são nada mais que recursos de programação HTML utilizados para destacar os títulos e subtítulos de uma página. Provavelmente você já ouviu falar em alguns códigos chamados H1, H2 E H3, certo? Então, esses códigos são utilizados para construir uma página na internet e compõem as tags de título. 

Mesmo que, a princípio, algumas pessoas pensem que não possuem conhecimento a respeito do assunto, a utilização desses códigos está mais próxima do que você imagina. Quando escrevemos um texto no Word, por exemplo, destacamos os títulos e subtítulos, colocamos sumários criados de maneira automática pela ferramenta, entre diversas outras funções. Tudo isso para que o texto fique mais claro e mais agradável para quem o lê. 

Em uma página na web, também precisamos tornar os artigos e informações mais fáceis de serem encontrados pelos robôs dos motores de busca. Isso porque esses mecanismos só conseguem diferenciar o texto corrido de um título ou subtítulo caso eles estejam devidamente destacados dentro da programação HTML.  

A hierarquia das heading tags

Para entender a hierarquização das tags, é necessário compreender que em todas as técnicas de SEO aplicadas em um site, a relevância do conteúdo é a prioridade. As heading tags são divididas de 1 a 6 (h1, h2, h3, h4, h5 e h6) e, neste caso, a h1 representa o título principal do texto, ou seja, é mais relevante em relação às outras. 

Já as demais heading tags são referentes aos subtítulos dos textos. Desse modo, é importante que esta ordem seja sempre seguida, pois caso você coloque o título principal como h3, por exemplo, pode deixar a estrutura do texto confusa, além de atrapalhar o rankeamento do site nos buscadores e dificultar o entendimento do usuário. 

Ainda que as heading tags pareçam inofensivas, o não cumprimento desta ordem pode ferir as boas práticas de SEO. Com isso, pode ser que a página não seja agradável para o algoritmo.

Exemplos

Para que o modo como usar as heading tags fique claro para você, pense no valor de 1 a 6 como um endereço, sendo o h1 o local mais amplo e o h6, o lugar mais próximo. Por exemplo: 

H1: país 

H2: estado 

H3: cidade 

H4: bairro 

H5: rua 

H6: número da residência 

Por que as heading tags são importantes para o SEO?

Arte de um foguete decolando a partir da tela de um notebook, a também é composta por algumas nuvens e uma caixa de texto com a palavra "START". O fundo da ilustração é azul clara e o foguete azul com vermelho, amarelo e laranja.
Arte: Freepik

Para que você compreenda melhor esta técnica, é importante saber de forma clara o que é o SEO. O termo Search Engine Optimization, traduzido, significa otimização de sites para mecanismos de busca. 

Dentro do SEO existe um conjunto de técnicas que, se utilizadas de maneira correta, agradam o algoritmo. E assim, aumentam os resultados do seu negócio na web. O uso desses métodos é o que define quais páginas estão nas primeiras páginas dos buscadores.  

As heading tags são um ótimo recurso para o SEO, pois elas permitem incluir palavras-chaves complementares. Com as tags de título é possível fazer variações dos termos principais que não terão páginas exclusivas. Deste modo, essa estratégia permite que você consiga ter um melhor resultado no ambiente digital.  

O uso desta técnica permite que sua página não seja boa apenas para o usuário ou para o algoritmo, mas sim, para ambos. Este ponto de equilíbrio aumenta não só a impressão positiva dos internautas ao visitarem seu site como também, fará com que os robôs reconheçam o conteúdo de maneira positiva. 

Veja a seguir, de maneira detalhada, um pouco mais sobre estes benefícios: 

Indicam o assunto nos mecanismos de pesquisa

A experiência de navegação do usuário é algo muito importante para buscadores, como o Google. Usar reading tags ajudam os mecanismos de pesquisa a entenderem que é na sua página que estão as informações que os internautas procuram. 

Dessa maneira, caso o seu h1 seja exatamente as palavras que o usuário inseriu na barra de pesquisa dos mecanismos de busca, o algoritmo entende que sua página é relevante para ser exibida naquela busca.  

Boa experiência de leitura

Uma página organizada, dividida em partes e com títulos e subtítulos destacados, facilita a leitura do usuário. Além disso, também o ajuda a identificar rapidamente qual parte do texto é mais interessante para ele. 

Essa organização melhora a UX, o que faz com que os buscadores privilegiem seu conteúdo.

Acessibilidade

Tornar a sua programação HTML mais acessível também influencia nos resultados obtidos no ambiente digital. Um código organizado e com as funções aplicadas de maneira correta melhora a experiência do seu site em dispositivos móveis, além do fato de que os mecanismos de busca preferem palavras-chave que são incluídas em títulos e links.

Como utilizar as heading tags

Arte composta por um smartphone, o qual está rodeado por elementos como caixas de texto, engrenagens e um foguete. A base do dispositivo móvel são círculos em tons de rosa e  amarelo.
Arte: Freepik

Como dito anteriormente, o uso das heading tags deve seguir a hierarquia, sendo a h1 a mais importante e o h6 o menos relevante. O tema macro do assunto de sua página deve ser programado como H1 e, de acordo com o desenvolver do conteúdo, as outras tags de título podem ser utilizadas.  

Apesar da importância do uso das heading tags, não é necessário inserir todas elas em um único texto, pois esses elementos significam relevância. Logo, colocar de h1 a h6 no conteúdo pode fazer com que as últimas heading tags tenham pouca relevância, o que prejudica o SEO da página.  

Entenda melhor como e quando utilizar as principais headings tags:

H1

O H1 representa qual é a ideia principal da página. Logo, você pode inserir um título que, de maneira natural, utilize as palavras-chaves que mais representam seu negócio.  

H2

Já o H2 representa quais elementos formam a ideia principal. Nestes subtítulos você pode optar por utilizar palavras-chaves dos elementos da ideia principal do seu texto. 

H3

E por último, mas não tão menos importante, o H3 serve para que os elementos do seu conteúdo sejam divididos de modo que o usuário possa entender mais facilmente o assunto tratado. Assim, você pode dividir as informações de maneira que os robôs também consigam visualizar melhor o assunto tratado na sua página.

Evite algumas práticas [DICA]

Para utilizar as palavras-chaves no h1, é necessário moderação e cuidado para que todo seu conteúdo não seja arruinado. Dessa forma, fique atento aos termos e condições do Google para que seu site não seja penalizado.  

Apesar de as heading tags possuírem funções parecidas com as meta title tags, estas últimas aparecem nos resultados de busca em forma de hiperlinks. Por isso, lembre-se de suas diferenças para utilizá-las de maneira correta. 

Utilizar um mesmo título de heading em textos diferentes faz com que você não tenha conteúdos exclusivos. Deste modo, ao invés de ajudar o usuário em sua pesquisa, as informações o deixarão confuso por achar duas ou mais páginas em uma mesma busca.

Vale ressaltar que a inserção das heading tags nos conteúdos, quando feita de maneira correta, melhora a experiência do seu site não só para o usuário, mas também para os algoritmos que passam a privilegiar conteúdos que oferecem as melhores UX. Essa estratégia de SEO, unida a outras técnicas, é o que define quais páginas serão exibidas nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa.  

Para utilizar as heading tags, lembre-se de obedecer a hierarquia, para que seu conteúdo fique mais fácil de ser compreendido. As tags de título fora de ordem não só pioram a experiência do usuário, como também fazem com que a qualidade do seu SEO caia.  

Quanto mais nos familiarizamos com os recursos de programação, mais entendemos a importância de certos códigos para a otimização de nossas páginas. Caracteres codificados são interpretados por todo um sistema, e assim é feita a hierarquização do seu site.  

Com o uso das heading tags, os títulos de um texto não são apenas palavras destacadas com uma fonte maior e em negrito no decorrer do site. Na verdade, dentro da programação estão codificados para que os buscadores de pesquisa encontrem o conteúdo com mais facilidade. Toda página tem um conteúdo principal, assim, no momento de pensar em suas tags de título, lembre-se de utilizar as palavras-chaves de maneira fluída e sem repetições excessivas.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo sobre heading tags, assim como se aproximado mais um pouco das técnicas de SEO. Agora, você tem mais uma informação relevante para ajudar a colocar seu site nas primeiras páginas dos buscadores. 

Ah, e caso precise de uma ajudinha com isso, a Simpplim pode te ajudar. Entre em contato com a gente ou deixe suas dúvidas aqui nos comentários!

Heading Tags: o que são e como utilizar H1, H2 e H3
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários