O consumo consciente é um tema cada dia mais presente nas discussões sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Isso porque o consumo exagerado e irracional de produtos e serviços tem contribuído para o desperdício de recursos naturais e para o aumento da poluição.
Por isso, é cada vez mais importante que as pessoas se conscientizem sobre o consumo consciente e busquem alternativas para diminuir o impacto negativo que o mesmo pode causar no meio ambiente.
Neste post, vamos mostrar o que é consumo consciente e como uma marca autêntica pode contribuir para isso. Acompanhe!
O que é consumo consciente?
O consumo consciente, também conhecido por consumo verde, representa ações que têm o objetivo de diminuir o impacto no meio ambiente. No caso, trata-se de adquirir produtos que reduzem o desperdício ou até mesmo optar por não comprar nada.
Para consumir de forma consciente, é preciso considerar produtos e serviços que contemplem boas práticas sobre meio ambiente, saúde humana e animal ou ainda relações justas de trabalho. Desse modo, toda escolha diz sobre não impactar a natureza, finanças e a sociedade em geral.
Um consumidor consciente busca sempre reduzir impactos nas suas compras, usos e descarte, seja de itens ou serviços. E vai além disso: aquele que se preocupa com a sustentabilidade, aplica práticas conscientes na hora de fazer parcerias! Por exemplo, caso a empresa candidata para fechar um negócio não tenha compromisso com as questões socioambientais, pode ter certeza que deixa de ser uma opção.
Por que o consumo consciente é importante?
O consumo consciente é fundamental para proteger o meio ambiente, mas também leva benefícios diretos para o consumidor. Podemos observar isso na própria aquisição de produtos, pois quando os mesmos são criados de forma que contemplem a sustentabilidade, terão mais duração que os demais e podem fazer parte de iniciativas como a economia circular, a qual oferece descontos para reciclagem.
Quando você opta por sustentabilidade sob produtos e serviços, realiza um estímulo às empresas para que as mesmas tenham compromisso com boas práticas socioambientais e também evita acúmulos. No que diz respeito a finanças, por exemplo, o consumo consciente reduz gastos necessários e mantém uma boa saúde econômica para quem o pratica.
Como uma marca autêntica pode contribuir para o consumo consciente?
Diversas marcas, hoje em dia, já entenderam a importância do consumo consciente e apostam no mesmo em suas culturas. Isso porque o mercado preocupa-se cada vez mais com a pauta sustentabilidade, o que pode ser observado na ampliação do diálogo sobre, por exemplo, Environmental, Social and Governance (ESG). Talvez você esteja se perguntando o que é isso ou até mesmo já tenha ouvido falar no termo, mas não sabe bem ainda o que significa. Bom, trata-se do conjunto de práticas adotadas por empresas, mundialmente, que contemplam a consciência social e sustentável.
Uma forma comum de contribuir para o consumo consciente é a reutilização de matéria-prima. Em muitos casos, existem economias absurdas no consumo de água e, consequentemente, nos recursos financeiros.
Outra prática bastante eficaz é a reciclagem, a qual comentamos agora há pouco. Investir nessa ação promove a coleta seletiva e também a oferta de empregos. Muitas empresas também vêm apostando cada vez mais na produção de embalagens recicláveis e na compensação, como a plantação de árvores.
Dicas para consumir de forma consciente
Você pode ter diversos benefícios ao consumir de forma consciente, seja na sua empresa ou no seu dia-a-dia. Além de promover a saúde ambiental e da sociedade, a sua vida melhora!
Quer aprender a consumir de forma consciente? Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você:
Dica 1: Pesquise antes de comprar
Ao invés de sair por aí comprando por impulso, que tal realizar pesquisas e se planejar antes de comprar algo? Você pode listar o que precisa comprar antes de ir, por exemplo, ao mercado.
Pense na quantidade de vezes que você saiu para comprar algo e voltou com o dobro de coisas, ou pior, comprou tudo menos o que precisava. Será que é realmente necessário?
Dica 2: Prefira produtos de marcas que se preocupam com o meio ambiente
Quando você adquire produtos de marcas socioambientalmente responsáveis, garante a manutenção do respeito ao meio ambiente e à sociedade. Empresas que adotam práticas conscientes trazem melhorias à nossa qualidade de vida, reduzem impactos negativos na natureza, utilizam de forma adequada matérias-primas, recursos hídricos e por aí vai.
Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente não está apenas preocupada com o lucro, pelo contrário. Quando você apoia uma marca responsável socioambientalmente, pode incentivar até mesmo o desenvolvimento de novas tecnologias limpas!
Dica 3: Evite comprar produtos descartáveis
Você gosta de produtos com diversos materiais envolvidos em suas embalagens? Bom, saiba que por trás deles existe uma enorme quantidade de lixo envolvido.
Quando você opta por produtos recicláveis, apoia o descarte do bem. Isso significa que os mesmos podem ser reutilizados quando descartados, o que prolonga o ciclo de vida deles e contribui para a redução do acúmulo de lixo em nosso meio ambiente.
Dica 4: Faça a sua parte para diminuir o desperdício de alimentos
Para evitar o desperdício de alimentos, uma boa prática é investir na variedade do seu cardápio. Muitas folhas e cascas possuem alto valor nutritivo e podem ser utilizadas em receitas, como o caldo de legumes orgânico. Uma ótima opção para temperar suas receitas!
No armazenamento de alimentos, tenha cuidado para a temperatura ideal de cada um. Não deixe fruteiras ou geladeiras abarrotadas, isso prejudica a circulação de ar e faz com que eles percam mais rápido.
Agora, conta pra gente! Você quer ser um consumidor consciente? Se sim, comece agora mesmo.
Que tal pesquisar sobre marcas que adotam práticas ecologicamente corretas, dar uma geral na sua cozinha e se planejar antes de comprar? Deixe aqui nos comentários por onde você pretende começar!